Bloco Burundanga promove o Batuca Verão

Neste sábado, a partir das 17h, acontece o ensaio aberto do Burundanga, um bloco-oficina comandado pelo músico, compositor e arranjador Pedrinho Mendonça. O palco da festa, que acontecerá todos os sábados até 10 de fevereiro, será o Casarão Centenário da Orla do Bairro Industrial. A programação inclui ainda a exibição de vídeos premiados no Festival Curta-SE. O preço do ingresso é de R$ 5.

Além dos ensaios abertos, as aulas normais do Burundanga acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h às 21h, com musicalização rítmica e prática de conjunto. O trabalho envolve os instrumentos originários da bateria da escola de samba carioca – surdo, caixa, tamborim, agogô, chocalho, frigideira e repique – e outros do universo percussivo, como berimbau, pandeiro, zabumba, xequerê, onça cuíca, timbau e ganzás. Para participar, a taxa de adesão é de R$ 50 mensais. 

O bloco

O Burundanga é um bloco nascido de uma oficina de percussão inspirada no ‘Passo’, método de educação musical criado pelo músico e professor carioca Lucas Ciavatta. Com a adesão de músicos e profissionais de diferentes áreas, o bloco-oficina de Pedrinho Mendonça já encantou o público presente na festa de posse do governador eleito, acompanhado pelo estilo singular da cantora Patrícia Polayne. 

A promessa dos músicos é se apresentar também no Pré-Caju com a base musical sergipana da Taieira, do Samba de Coco, da Marujada e do Cacumbi, com arranjos e versões para variadas toadas e cantigas do repertório do grupo. 

O nome

O termo ‘burundanga’ quer dizer “sortimento de remédios caseiros” e também é a denominação de uma bebida alucinógena à base de escopolamina.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais