Cacumbi fará apresentação no Museu da Gente Sergipana

Grupo de Cacumbi se apresentará no Museu da Gente Sergipana (Foto: Divulgação)

O Grupo de Cacumbi fará nesta quarta-feira, 22, a partir das 19h, no Museu da Gente Sergipana, uma apresentação cultural para homenagear a abertura da exposição temporária Espelho Imaginário – Atlas Subjetivo de Sergipe, que tem curadoria de Marcello Dantas. A apresentação também tem o objetivo de comemorar o Dia do Folclore Brasileiro.

A exposição trará uma abordagem transversal, apresentando um panorama geral e imprevisível de peculiaridades que formam a cultura sergipana, através de registros simbólicos que mesclam projeções e objetos.

Cacumbi

O grupo de Cacumbi apresenta-se na Procissão de Bom Jesus dos Navegantes e no Dia de Reis, quando a dança é realizada em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Pela manhã, os integrantes do grupo assistem à missa na igreja, onde cantam e dançam em homenagem aos santos padroeiros. Depois das louvações, o grupo sai às ruas cantando músicas profanas e, à tarde, acompanham a procissão pelas ruas da cidade.

Seus personagens são o Mestre, o Contra-Mestre e os dançadores e cantadores; o grupo é composto exclusivamente por homens. Os componentes vestem calça branca, camisa amarela e chapéus enfeitados com fitas, espelhos e laços. Só o Mestre e o Contra-Mestre usam camisas azuis. O ritmo é forte, o som marcante e o apito coordena a mudança dos passos. Os instrumentos que acompanham o grupo são: cuíca, pandeiro, reco-reco, caixa e ganzá.

Fonte: Instituto Banese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais