Calçadão Popular leva cultura negra ao Centro

0

Se apresentaram grupos de música e dança (Fotos: Portal Infonet)

Na tarde desta quarta-feira, 23, o projeto Calçadão Popular levou manifestações da cultura afro-brasileira ao calçadão da rua João Pessoa, no bairro Centro de Aracaju. Na tenda armada entre as lojas do comércio, se apresentaram grupos de música e dança sergipanos em comemoração ao mês da consciência negra.

“É um tipo de cultura que deveria ter a adesão de toda a sociedade”, diz a dançarina de break Ivanilda Galvão. Ela participa do grupo Irmãos de Rua, que foi fundado em Pirambu e está há cinco anos na ativa.

Assim como os Irmãos de Rua, além de adolescentes de comunidades quilombolas eg rupos formados em escolas da rede pública de ensino de Aracaju e Estância estiveram presentes no evento. Dentre as comunidades, vieram representantes de quilombos de Brejo Grande, Japoatã, Canhoba e Amparo do São Francisco.

O grupo de break Irmão de Rua

“Acho ótimo porque mostra a cultura brasileira e sergipana, principalmente para os estudantes. A cultura afro lutou muito para se libertar”, afirma o universitário Guilherme Perone, presente no calçadão no momento das apresentações.

O projeto Calçadão Popular faz parte do mandato da deputada federal Ana Lúcia e já levou para o centro da cidade temas como o Dia do Professor e a Educação Inclusiva. “Não tem transformação sem cultura e sem priorizar a educação. Elas consolidam a identidade de um povo e de uma nação”, disse a deputada. Segundo Ana Lúcia, o tema do Calçadão de dezembro será uma homenagem ao Natal.

Comentários