Casa da Cultura João Ribeiro é reaberta ao público

Fachada da “Casa da Cultura” após a reforma
Após seis meses fechada para obras, o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, reinaugurou na manhã da última quinta-feira, dia 18, a “Casa de Cultura João Ribeiro” localizada no município de Laranjeiras. O espaço recebeu um investimento de cerca de R$ 25,1 mil,  para obras de troca de assoalhos – totalmente comprometidos pela ação de  cupins – pintura em geral e mão de obra.

Segundo o secretário de Cultura José Carlos Teixeira, a verba saiu dos poucos recursos da Secretaria. Ano passado por conta da comemoração dos 150 anos de Horácio Hora foi feita  uma

Escrivaninha em que João Ribeiro trabalhava
intervenção para solucionar o problema, mas o sistema de detetização utilizado não impediu a infiltração dos cupins. “Com esta nova técnica de descupinização, o nosso investimento foi muito oportuno. A Casa que estava fechada encontra-se totalmente em condições de participar dos eventos deste final de ano, e do `30º  Encontro Cultural de Laranjeiras que acontece em janeiro´”, enfatizou.    

A Casa de Cultura, tombada pelo Estado em 1973, abriga atualmente todo um acervo literário sobre a vida e obra Do poeta e folclorista, João Ribeiro. Lá estão expostos diplomas, medalhas de condecoração, documentos pessoais, artigos, crônicas, fotos de família, pinturas e alguns móveis. Na “Sala do Silêncio” encontram-se preservados a escrivaninha onde ele trabalhava, estantes e retratos pintados a óleo. Também podem ser apreciados trabalhos de fotografia  que retratam momentos e monumentos históricos da cidade.Segundo Maria de Lurdes dos Santos, diretora da Casa da Cultura, a partir de agora, será intensificado toda uma programação, oferecendo em datas comemorativas, cursos, palestras, seminários e exposições temporárias. 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais