Centro de Arte abre nesta terça exposição sobre cultura

Divulgação: Guga Viana

O Centro de Arte e Cultura J. Inácio, com o apoio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), abre seu espaço de exposições para a mostra "Arte in África: Arte e Tradições do Continente Mãe", que se inicia no dia 10 de janeiro, às 18h, e vai até 28 de fevereiro.

A mostra estará aberta ao público de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 21h. A curadoria da exposição fica a cargo do colecionador e marchand Guga Viana, que traz para o Centro de Arte um pouco do seu conhecimento e acervo de objetos que retratam a cultura do povo africano. “Esse é um trabalho de contato e amor pela tradição e arte africana que faço a mais de vinte anos”, afirma Guga.

A exposição conta com uma mostra excepcional de máscaras, adornos, objetos, rituais, mobílias e tecidos que trazem as belezas e um pouco da tradição do continente Africano. “A exposição tenta traduzir que, para os povos africanos, não existem fronteiras entre o sagrado e o profano”, afirma Guga.

O ponto alto dessa exposição são os inquices ou estátuas do poder, que são usadas para uma espécie de vudu, religião e prática de magia. Os inquices, conhecidos no Brasil como “mandigas”, são representações humanas ou animais, alguns com compartimentos onde eram depositadas amostras de sangue e cabelo, entre outros. A exposição será monitorada de form a esclarecer dúvidas dos visitantes sobre a cultura africana.

Fonte: Ascom Seides

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais