Centro de Criatividade exibe longa ‘Modigliani’ nesta quinta

O longa metragem ‘Mondigliani’ será exibido nesta quinta-feira, 13, às 19h, no Teatro Cândida Ribeiro, localizado no Centro de Criatividade. A exibição do filme que conta a história do pintor italiano Amedeo Modigliani faz parte da programação da I Mostra de Vídeo com Comentário, que acontece até o dia 27, às quintas-feiras, no Centro.

 

Ao final do filme, o professor Rodrigo Reis Leite irá comentar a obra do pintor. O filme, dirigido por Mick Davis, traz no elenco Andy Garcia no papel principal. Modigliani teve uma vida atribulada e revolucionou o mundo das artes.

 

Histórico

 

Amedeo Clemente Modigliani, nasceu em 12 de julho de 1884, em Livorno (Leghorn), na Toscana. Na infância, sofreu de tifo, o que comprometeu sua saúde pelo resto da vida, mas cujo tratamento forçava-o a constantes viagens e grande intercâmbio cultural até a mudança definitiva a Paris, em 1906.

 

O poeta polaco Leopold Zborowski tornou-se seu melhor e mais devotado amigo, além de incentivador e marchand. Em 1917, Leopold Zborowski, poeta, amigo e marchand de Modigliani, consegue para ele uma exposição individual. Ela durou apenas um dia, pois se transformou num escândalo graças aos nus expostos na vitrine da galeria. A grande musa de Amedeo foi Jeanne Hébuterne, com quem teve uma filha em 1918.

 

Em 24 de janeiro de 1920, Modigliani morre no Charité de Paris. No dia seguinte, Jeanne Hébuterne suicida-se. Uma grande multidão assiste ao funeral de ambos no cemitério de Père Lachaise. A filha Jeanne é adotada pela irmã de Modigliani, residente em Florença, e escreve mais tarde uma importante biografia de seu pai.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais