Cine Debate exibirá o curta ‘Elas, sim!’ no Centro Cultural

Exibição acontece no Centro Cultural de Aracaju (Foto ascom divulgação Secom)

Com o tema “Histórias de Vida: 13 Anos da Lei Maria da Penha”, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza, nesta quarta-feira, dia 14, no Centro Cultural de Aracaju, às 14h, mais uma edição do “Cine Debate”.

O evento contará com momentos de discussões acerca dos avanços e desafios da Lei Maria da Pena e com o pré-lançamento do curta metragem “Elas, Sim”, produzido pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), da Funcaju.

O Cine Debate faz parte da programação de aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha, organizado pela Coordenação de Políticas para Mulheres, da Diretoria de Direitos Humanos da Assistência Social. O evento será complementado por momentos que evidenciem a trajetória de lutas da mulher na sociedade brasileira. Além disso, será uma oportunidade para apresentar as políticas públicas ofertadas pelo Município e Estado voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.

De acordo com a coordenadora de Políticas para Mulheres, Ana Márcia Menezes, essa edição do projeto tem como proposta enaltecer os ganhos a partir da lei e também reforçar a ideia da necessidade da ampliação das garantias de direitos às mulheres vítimas de violência.

“O objetivo é debater sobre a Lei Maria da Penha, apresentar à população o que temos feito para garantir os direitos às  mulheres em situação de violência e apresentar histórias de superação de vida por meio de experiências vividas por diversas mulheres. O intuito é acordar essa mulher que está sofrendo algum tipo de violência, mas que não se dá conta disso. Queremos que a vítima entenda a situação e faça a denúncia. Quanto mais pessoas souberem das possibilidades que a lei Maria da Penha traz para as mulheres, teremos uma sociedade cada vez mais justa neste sentido”, explica.

A Cine Debate, que será realizado em parceria com o programa “Aracaju Segura”, é aberto ao público. O Centro Cultural de Aracaju fica localizado na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju.

Programação

14h – Acolhimento;
14h30 – Abertura com formação do dispositivo (SEMFAS, Judiciário, Defensoria, MP, CMPM, CEPM, Secretarias) e falas dos representantes;
15h – Formação da mesa de debate com 10 minutos para exposição das convidadas:
IZA JAKELINE BARROS – mãe, estudante de Direito, escritora, MC, Presidente Estadual da Frente Nacional de Mulheres no HIP-HOP, ativista na luta das mulheres encarceradas, egressa do sistema prisional e etc.
YALA SOUZA – estudante de Ciências Sociais, Rapper, produtora cultural, militante feminista, MC e co-idealizadora do “Mulheres de Luta”.
JONATHAN MAIA – Assistente Social, Coordenador da Proteção Social Especial -Diretoria de Proteção Social – SEMFAS- PMA.
LINEI PEREIRA – Turismóloga, Referência Técnica de Políticas Públicas para Mulheres- Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos – SEIT- Governo do Estado de Sergipe).
16h – Exibição do filme.
16h30 – Plenária: discussão e avaliação.
17h – Encerramento.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais