Começa Conferência de Cultura na cidade de Laranjeiras

Secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes faz a abertura do evento (Foto: Divulgação Empauta)

Começou hoje, (7), e prossegue até amanhã, (8), no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco, a II Conferência Municipal de Cultura de Laranjeiras, que tem como tema "Estratégias de Ações do Plano Municipal de Cultura. Estiveram presentes, representantes do município, do Estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes, esta conferência deve subsidiar os órgãos gestores na definição das diretrizes para a elaboração do plano Municipal de Cultura. “Estamos hoje e amanhã promovendo um processo democrático de consultas, construção de conteúdos e deliberação das diretrizes que nortearão a política cultural da cidade e contribuirá para a fomentação da política cultural do Plano Nacional. Além disso, ao final deste evento, será composto o documento-base justamente para a construção do Plano Municipal de Cultura, que irá vigorar por dez anos (2012-2021)”, afirmou Fontes.

O secretário afirmou ainda que o município está firmando parcerias importantes na construção do Sistema Municipal de Cultura, que é composto pelo Plano Municipal de Cultura, conferências, Conselho Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e Fundo Municipal de Cultura. “Firmamos parcerias importantes com o Estado, o Governo Federal e com o IPHAN. Junto com estes órgãos e a sociedade iremos construir políticas públicas sólidas direcionadas à cultura de Laranjeiras”, acrescentou.

O representante da Secretaria de Estado da Cultura, Alisson Couto, destacou a parceria do Estado como uma contribuição no desenvolvimento da cultura de Laranjeiras. “Estamos dando todo o suporte na elaboração dos elementos para a construção da política cultural deste município, que hoje é referência de cultura em todo o Estado. Além disso, Laranjeiras é a cidade de Sergipe onde a gestão de cultura está mais avançada. Este é mais um motivo para unirmos forças”, declarou Couto.

A superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do evento para o desenvolvimento da cidade. “Nesta conferência que está iniciando hoje, teremos muitas discussões a respeito das políticas públicas culturais, e principalmente, da elaboração do Plano Municipal de Cultura. Isso é muito importante também para o IPHAN, já que trabalhamos sempre em conjunto com a sociedade. Através destas discussões é que alcançamos o desenvolvimento pleno”, frisou.

Nesta manhã, houve a apresentação do Sistema Nacional de Cultura, apresentação da proposta de criação do Sistema Municipal de Cultura e apresentação da dinâmica da conferência. Hoje à tarde a programação prossegue com o debate dos problemas em cada eixo temático; Cidade e Arquitetura, Cultura Popular, Literatura e Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Religiosidade.

Fonte: Agência Empauta

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais