Concurso de quadrilha anima Rua São João

Uma das grandes marcas dos festejos juninos no Nordeste são as quadrilhas. A beleza da dança, dos figurinos, das coreografias e a alegria dos dançarinos encantam e contagiam aqueles que assistem ao espetáculo. Em Sergipe não é diferente. Com o intuito de preservar e incentivar essa tradição, há mais de 30 anos, na Rua São João, acontece o Concurso de Quadrilhas.
O Concurso teve início no dia 7 de junho e vai até o dia 30, com apresentação de 66 quadrilhas competidoras, divididas em quatro grupos: mirim, de crianças na faixa etária de 7 a 14 anos; segundo e primeiro, nos quais disputam quadrilhas formadas há pouco tempo, e o especial, que abrange as mais experientes.
Segundo Célio Torres, presidente da Liga de Quadrilhas, as apresentações são por grupo. “Primeiro se apresentaram as do grupo especial, depois as do primeiro, agora estamos no segundo e dia 27 se apresenta o mirim”, explica. As finais acontecerão respectivamente dias 20, 30, 29 e 27. Espetáculo garantido Ele acrescenta que as quadrilhas se apresentam em número de quatro e são julgadas por uma junta composta de dez jurados, em sua maioria ex-quadrilheiros, dentre os quais três são descartadas pelos participantes. Os critérios julgados são animação, desempenho do marcador, xote, xaxado e baião, coreografia, originalidade, traje e trio de forró pé-de-serra. As quadrilhas têm 30 minutos para se apresentar.
Para quem foi assistir às apresentações ontem, dia 17, teve um espetáculo garantido. As quadrilhas Rainha do Cangaço, Canto de Sabiá e Levanta Poeira encantaram e amimaram o público com suas coreografias e trios pé-de-serra. “O concurso está muito bom. Eu gosto bastante de quadrilha e para mim as participantes estão todas de parabéns. Eu sou da Bahia e, nesse sentido, Sergipe está se saindo muito melhor. Se pudesse vinha morar aqui”, disse Davina Batista, professora aposentada.
As quadrilhas competidoras terão seus pontos somados aos consquistados no concuso do bairro Santa Maria. A vencedora irá representar o Estado no Concurso de Quadrilhas do Nordeste, que acontecerá dia 10 de julho em Fortaleza-CE.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais