Conheça simbologias e simpatias do Dia de São José para os cristãos

Segundo o padre Robério de Jesus, o legado de José está ligado à simplicidade ao amor incondicional (Foto: pixabay)

Comemorado nesta quinta-feira, 19, o Dia de São José é uma das datas mais celebradas por católicos de todo o mundo. Por ser um santo bastante popular, sua crença é fortalecida principalmente por aqueles que são seus padroeiros, como os trabalhadores. Segundo o padre Robério de Jesus, o legado de José está ligado à simplicidade ao amor incondicional.

Segundo o padre, a paróquia São José, por levar o nome do santo, terá uma programação especial com cinco missas (Foto: Portal Infonet)

“A vida de São José é muito simples. Ele foi chamado por Deus para uma dupla missão. Para ser ao mesmo tempo esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus”, resume-o padre. Ainda segundo ele, José assume Maria e Jesus como esposa e filho. Torando-se o protetor da Sagrada Família. “Em muitos momentos difíceis, principalmente durante a gravidez de Maria, ele assume um papel importante. De protetor, guardião e defensor tanto do menino quanto da mãe”, assinala.

Missas e procissão transferidas para agosto

O padre Rogério de Jesus Santana, pároco da paróquia de São José, em Aracaju, resolveu transferir todas as missas festivas e a procissão em honra e glória do seu padroeiro para o segundo domingo de agosto (9/8), dia dos Pais. Trata-se de uma medida preventiva contra o Coronavírus (COVID-19), com base em orientações das autoridades federal, estadual e municipal, e da própria Arquidiocese.

Nesta quinta-feira, dia 19, os fiéis poderão acompanhar a transmissão de duas missas em honra de São José, pela Rádio Cultura de Sergipe (AM 670), às 9h, e pela TV Canção Nova, às 16h. Serão presididas, respectivamente, pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa, e pelo padre Genivaldo Garcia (vigário episcopal), sem a participação dos fiéis.

Simpatia 

Segundo a tradição popular, a simpatia das frutas é infalível quando o assunto é conseguir o que deseja. Reza a lenda que a pessoa teve colocar numa tigela o nome de todas as frutas que conhece num pedaço de papel. Em seguida, deve mentalizar o que deseja, escolher um papel, e verificar qual o nome da fruta escolhida. A fruta sorteada bem como seus derivados, como sucos e doces, não poderão ser consumidos pela pessoa durante o intervalo de um ano.

Logo a seguir, de acordo com a tradição, aconselha-se que o fiel faça uma oração a São José, como forma de agradecimento.

Oração de São José

“A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa proteção no dia de hoje para todos os pais de família. Vós fostes o pai adotivo de Jesus, soubestes amá-Lo, respeitá-Lo e educá-Lo com amor e dedicação, como vosso próprio filho.

Olhai todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida. Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos. Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia-a-dia para não faltar nada aos seus filhos.

Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família.Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade. Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.

Enfim, olhai por todos os pais, para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna. Amém”.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais