Conselho Estadual de Cultura aprova quatro projetos da Secult

Eloisa Galdino comemora aprovação dos projetos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Valorização das manifestações culturais sergipanas. Este é o principio dos quatro projetos apresentados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) ao Conselho Estadual de Cultura de Sergipe, e aprovados pelo mesmo em reunião extraordinária realizada na terça-feira, 26, na Biblioteca Epifânio Dória (BPED).

A quinta edição da Semana Sergipana de Dança, o ‘Pra ver a banda tocar’ (ação do projeto Liras Sergipanas), o Fórum de Políticas Culturais em Sergipe, e o Festival de Novas Composições de Forró, são os projetos ratificados pelo Conselho que serão executados através do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart).

Aprovados pela maioria dos membros do Conselho, os projetos, segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, são ações que dialogam com várias linguagens da vida cultural sergipana. “Fico muito feliz e emocionada com a maneira como os projetos foram elogiados, pois o Conselho é formado por pessoas que são da área da cultura, e que, portanto, conhecem e sabem do que estão falando”, frisou a gestora.

A historiadora e membro do Conselho, Aglaé Fontes, ressaltou que ambos os projetos valorizam a identidade cultural sergipana, já que o festival aprecia as composições de músicos sergipanos e a Semana de Dança, que traz em uma de suas apresentações grupos que representam o folclore do Estado. Confira os projetos aprovados:

Semana Sergipana de Dança

Com o objetivo de realizar uma mostra das atuais produções de dança de grupos, companhias e artistas independentes de dança do Estado de Sergipe, a Semana Sergipana de Dança é, atualmente, o maior evento de dança do Estado de Sergipe, o que viabiliza uma maior amplitude de público tendo acesso a mais atual produção de dança do Estado. Este ano, o evento que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de maio, no Teatro Tobias Barreto (TTB), terá uma novidade que são as oficinas de dança abertas para o público.

Liras Sergipanas: ‘Pra ver a banda tocar’

Quatro eixos compõem o ‘Liras Sergipanas’: revitalização, registro, circulação e capacitação de músicos. Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto está o ?Pra ver a banda tocar? que retornará suas apresentações de bandas filarmônicas, quinzenalmente, às sextas-feiras, em frente ao Museu Palácio Olimpio Campos. Dentre os objetivos integrantes está a formação de platéia para as bandas beneficiadas.

Fórum de Políticas Culturais em Sergipe

O Fórum ocorrerá em sete edições e em cada uma será convidado um secretário do Ministério da Cultura (MinC), além o presidente da Fundação Nacional das Artes ? Antônio Grassi. O objetivo do fórum é trazer a visão do MinC para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes em Sergipe, ampliando o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura de outros municípios.

Festival de Novas Composições de Forró

Antecedendo o mês de junho, o festival é uma iniciativa inédita que fortalecerá a tradição junina em Sergipe. Através de edital, 30 artistas serão pré-selecionados para mostras competitivas, por curadoria eleita pela Secult e pela Fundação Aperipê. Após quatro eliminatórias serão premiados os artistas que vencerem uma das categorias que estiverem inscritos: melhor canção, melhor música instrumental, melhor intérprete e melhor instrumentista.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais