Conversando Fotografia recebe Márcio Garcez

Cartaz do evento (Foto: Divulgação)

A décima segunda edição do projeto Conversando Fotografia, que este mês ocorre na Sociedade Semear, no dia 26 de outubro, às 19h, receberá o fotógrafo Márcio Garcez. Ele, que está prestes a completar duas décadas de trabalho dedicado à fotografia da cultura e do cotidiano sergipanos, é convidado a dialogar sobre seu processo criativo e suas experiências como colaborador de vários eventos e projetos que ajudaram no crescimento da fotografia sergipana.

Marcio Garcez foi presidente da Associação Sergipana dos Amigos da Fotografia e, por meio dela,  produziu junto com outros fotógrafos da cidade a VI Semana Sergipana de Fotografia, em 1997. As semanas de fotografia em Sergipe, por sinal, até hoje são dignas de nota entre os principais fotógrafos do país, a exemplo de Walter Firmo, que dividiram conhecimentos em oficinas, palestras e outras ações do evento.

Garcez participou dessas ações enquanto desenvolvia documentários fotográficos que o levaram a ser contemplado com os prêmios de Fotógrafo do Ano, pelo Jornal O Capital, em 1998, e pela Revista Aracaju Magazine, em 2004. Também foi vencedor do 20º Concurso Nacional de Fotografia Cidade Santa Maria (RS) e do 32º Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Educação. Atualmente, ele é parceiro da Agência FolhaPress, do jornal Folha de São Paulo, e atua como freelancer para o próprio jornal e para empresas como Votorantim Cimentos, Cimesa, Editora Abril, Jornal Zero Hora, Petrobras, Jornal Valor Econômico, Editora Trip, entre outros.

Durante a conversa, os participantes também poderão dialogar sobre a maneira com que ele se relaciona com a fotografia, revisitar o seu acervo e conhecer um pouco da intensa documentação que Garcez vem realizando durante este tempo no estado.

Os seus trabalhos, inclusive, já estiveram expostos em vários lugares do Brasil, a exemplo de cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Além de uma bela documentação sobre os Lambe Sujos e Caboclinhos, ele também realiza um trabalho sobre o cortejo do Senhor dos Passos. Este projeto, inclusive, que leva o nome de “Senhor dos Passos em Todos os Passos” foi contemplado pelo edital 2005 do BNB Cultural e publicado em um catálogo. Márcio Garcez também é co-autor do livro Do Litoral ao Sertão – Sergipe em Imagens, projeto articulado pelo fotógrafo Marcio Dantas, que também contou com a parceria de Lucio Telles. O projeto que uniu o lançamento de um livro com uma bela exposição foi lançado no segundo semestre de 2010.

Fonte: Assessoria do Evento

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais