Corpus Christi: saiba a simbologia do feriado para a Igreja Católica

Segundo o padre Genivaldo Garcia, a data é uma celebração do sacramento da Eucaristia, como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo (Foto: pixabay)

Comemorado desde o século XIII pela Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi se tornou ao logo dos séculos uma das solenidades mais importantes do catolicismo. Segundo o padre Genivaldo Garcia, a data é uma celebração do sacramento da Eucaristia, como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Dessa maneira, o Dia de Corpus Christi é comemorado pela Igreja Católica para valorizar o sentido da Eucaristia (Foto: Portal Infonet)

“É o momento em que vamos externar a nossa alegria a Jesus sacramentado, expondo o Santíssimo pelas ruas da cidade. Jesus que sai do sacrário e vai abençoando as ruas por onde ele passa”, diz o padre Genivaldo. Contudo, em virtude do atual cenário de isolamento social, o clérigo afirma que as celebrações das missas serão on-line. “Esse ano as coisas têm sido muito diferentes”, salienta Genivaldo.

O padre explica que a comemoração de Corpus Christi deve ser celebrada obrigatoriamente numa quinta-feira em alusão à Última Ceia, que segundo a tradição cristã foi realizada por Cristo e seus discípulos neste dia da semana. “O feriado católico também é uma comemoração litúrgica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade [ que consiste na comemoração do dogma cristão da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo”, destaca Genivaldo.

Dessa maneira, o Dia de Corpus Christi é comemorado pela Igreja Católica para valorizar o sentido da Eucaristia. “Nesta data também é comum a confecção dos famosos tapetes com temáticas que remetem aos ideários cristãos da eucaristia e sua celebração”, salienta o padre.

por João Paulo Schneider

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais