Correios de Sergipe celebra o Dia Nacional do Selo

Mostra será aberta netsa quarta-feira, 1º (Foto: Divulgação Correios)

O Brasil celebra nesta quarta-feira, 1º de agosto, o Dia do Selo. A data marca os 169 anos da entrada em circulação do Olho-de-Boi, primeiro selo brasileiro e segundo do mundo. Em Sergipe, o Dia do Selo será comemorado com uma mostra filatélica especial, com selos de vários países. A exposição ficará aberta ao público na Agência Central, no centro comercial de Aracaju, durante todo o mês de agosto.

A data também será comemorada com palestra sobre ‘Selo Postal: um convite à construção do conhecimento’, às 10 horas, no auditório do edifício-sede dos Correios em Sergipe, localizado na Rua Itabaianinha, esquina com a Rua Laranjeiras. Na oportunidade, o presidente da Associação Filatélica e Numismática de Sergipe (Afinse), Eduardo Pereira, falará sobre a importância histórica e cultural dos selos.

Segundo o gerente da Agência Filatélica dos Correios no estado, João Vieira, o público será formado por alunos do ensino médio. “Queremos popularizar a Filatelia e chamar a atenção dos jovens para o valor simbólico do selo postal”, destaca João, lembrando que a adoção de selos marcou a modernização dos sistemas postais em todo o mundo. Antes disso, quem pagava pelo envio de correspondências era o destinatário, o que causava uma série de problemas.

Filatelia
Desde o século XIX, a Filatelia – hábito de colecionar selos, em especial aqueles considerados raros – tornou-se uma atividade cultural. Entretanto, muito mais do que um hobby de colecionismo, a Filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo.
Os selos registram os aspectos socioculturais das nações e são fontes inesgotáveis de pesquisa, entretenimento e investimento. Mais informações no blog dos Correios – http://blog.correios.com.br/filatelia/

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais