Cortejo para Iemanjá acontece domingo no bairro Industrial

Cortejo ocorre no domingo, 2 (Foto: Ascom Águas de Yá Orí)

Dia 02 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá. A festa é herança cultural do povo negro, como de costume acontece uma cerimônia às margens do Rio Sergipe.

Os aracajuanos se preparam para o evento denominado “ Águas de Yá Orí ”. O evento é realizado pela Associação Luz do Oriente junto ao Ilê Yátassytaôô Ifá Enibalé e tem como objetivo fortalecer  a cultura e religiosidade do povo negro, que resiste diante do racismo e desinformação sobre seus saberes.

O cortejo acontece às 15h30 e reúne adeptos de religiões afro, turistas e devotos, que vão entregar os presentes nas águas e homenagear a dona da festa. Os presentes ofertados são biodegradáveis, como: flores, sabonetes, espumantes e perfume (sendo despejados somente o líquido no rio).    ” Apesar das dificuldades de se realizar um evento desse porte em nossa cidade, não só em relação ao pouco incentivo do poder público, mas ao preconceito ainda muito presente em nossa sociedade. Somos um povo de “fibra”, nossos ancestrais deixaram um legado para nós e seguiremos essa caminhada. Que nossa Yá Orí – “ Mãe das cabeças” leve todas as impurezas para o fundo do mar e nos dê um ano mais equilibrado, já que ela também está regendo”, diz a presidente da Associação Luz do Oriente e Yálorixá, Rita de Cássia.

Percurso do cortejo

A concentração acontece na sede da Associação Luz do Oriente (Rua Marcelino Procópio da Silva, 306- Bairro Industrial- Próximo ao Parque da Cidade), em direção a Orlinha do bairro. Informações através do telefone: (79) 9 9918-5868/ 9 9903-7432.

Fonte: Ascom Águas de Yá Orí

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais