Deputada defende quinzena do Teatro e do Circo

0

Deputada Ana Lúcia (Foto: Maria Odília)
A deputada estadual Ana Lúcia (PT), informou na manhã de hoje, 15, no pequeno expediente da Assembleia Legislativa, que deu entrada na Casa com um Projeto de Lei que institui a Quinzena Estadual do Teatro e do Circo, que deve ser realizada na segunda quinzena de março. Assim, durante 15 dias, o Poder Público deverá, em parceria com as entidades relacionadas ao teatro e ao circo em Sergipe, organizar uma programação comemorativa com realização de eventos, apresentações e seminários, por exemplo.

A parlamentar lembrou que hoje começa o primeiro Festival de Teatro do Estado, uma promoção da Secretaria Estadual de Cultura. De acordo com Ana Lúcia, o circo é uma arte popular. O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março, em homenagem ao palhaço Piolin, que nasceu neste dia em 1897. Piolin se destacava pela criatividade cômica, habilidade como ginasta e equilibrista, e junto com a cara pintada e adereços fazia os espectadores rirem. Já o teatro é muito antigo, vem da Grécia, mas o Dia Internacional do Teatro só foi instituído no dia 27 de março de 1961, com a inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

“No ano passado a Casa aprovou a Semana da Dança a partir da experiência de Lindolfo Amaral, e nós a transformamos em Políticas Públicas. Espero que a Casa priorize o nosso projeto e que o aprove ainda neste semestre, para instituir a Quinzena do Teatro e Circo em Política Pública, e não só em um programa de governo. Esta é uma forma para que a gente valorize a arte cênica. Fica aqui nosso apelo, pois esta é uma expectativa dos artistas do nosso Estado”,  concluiu Ana Lúcia.

Fonte: Agência Alese

 

Comentários