Dermatologista ensina o uso correto do protetor solar

Protetor solar deve ser aplicado de forma correta (Foto: arquivo Portal Infonet)

Principal ferramenta para a prevenção do câncer de pele, o protetor solar deve ser usado diariamente por homens e mulheres de todas as idades. O Verão Infonet conversou com a dermatologista Martha Débora Teixeira que deu dicas de como usar o produto corretamente.

Martha Débora Teixeira conta que para proteger a pele da radiação ultravioleta é preciso usar o protetor solar corretamente, e não esporadicamente, como muitas pessoas fazem. “Para quem trabalha em ambiente fechado, o protetor deve ser reaplicado, no mínimo, duas vezes ao dia, de manhã e meio-dia, nas áreas que a roupa não cobre, como rosto, braços, pescoço e colo. Quem trabalha exposto ao sol, deve reaplicar de duas em duas horas e usar todos os meios para se proteger do sol, como chapéus e roupas de proteção”, explica.

Nos casos das pessoas que tem melasma, aquelas manchas escuras frequentemente associadas à gravidez, a orientação é para o protetor seja aplicado pelo menos quatro vezes ao dia, mesmo dentro de casa.

A dermatologista Martha Débora recomenda cuidados com a exposição ao sol

Para aqueles que vão á praia ou piscina, a Dra. Martha Débora recomenda ainda mais cuidados. “O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicar de duas em duas horas e depois dos mergulhar na água ou praticar atividade física”, aconselha ao destacar que também é preciso evitar se expor ao sol das 10h às 16h, período de maior incidência dos raios na superfície da terra.

FPS

O fator de proteção solar (FPS) também deve ser levado em conta na hora de escolher o produto. “Quanto maior o fator de proteção solar, maior a proteção, mas é importante colocar a quantidade adequada e reaplicar o produto corretamente”, finaliza.

Câncer de Pele

A Dra. Martha Débora alerta que o Câncer de Pele é a doença mais frequente no Brasil e no mundo e que por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizada a campanha Dezembro Laranja, justamente para a prevenção da doença.
Além do Câncer de Pele, a radiação ultravioleta oriunda do Sol causa outros efeitos nocivos, como queimaduras, insolação, manchas inestéticas e envelhecimento precoce.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais