Divulgada a lista dos 20 vídeos selecionados para o Curta-SE

0

A organização do Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe (Curta-SE 7) divulgou a lista dos 20 filmes que irão participar da mostra competitiva durante o Curta-SE 7, que acontece de 28 de abril a 06 de maio. Ao todo foram inscritos 404 realizadores na categoria vídeo. Foi divulgado também a lista completa dos oito curtas sergipanos selecionados.

Produções de nove estado foram escolhidas para a competição na categoria vídeo, entre as quais, 10 da região Sudeste, quatro do Sul, três do Nordeste, duas do Centro-Oeste e uma de Portugal. Os vídeos cariocas lideram em número a lista para a mostra, com seis pré-selecionados, seguidos de um empate entre gaúchos e pernambucanos, com três produções cada.

No total, serão sete ficções, seis documentários, cinco animações e dois vídeos do gênero experimental. Os filmes contam histórias diversas: de suicídio, de violência sexual contra crianças e adolescentes, de experiências com alfabetização de jovens e adultos, e até mesmo a história de um jogador de futebol do pior time do mundo.

Também já está disponível a lista dos curtas sergipanos selecionados para a mostra. Clique aqui e confira

Selecionados na categoria vídeo:

 

01. Durvalino – RJ

Realizador: Patrícia Regadas

Duração:  19″

Gênero: Ficção

Sinopse: Durvalino está se mudando da cidade e entrega a chave de seu apartamento vazio para três pessoas, vizinhas de bairro que mal se conhecem e pede, a cada uma delas, um diferente favor, proporcionando um inesperado encontro quando, chegando lá, descobrem uma enorme e misteriosa caixa repleta de dinheiro.

Email – patyregadas@gmail.com

 

02. A Noite do Vampiro – DF

Realizador: Alê Camargo

Duração: 6″05″”

Gênero: Animação

Sinopse: Um vampiro tenta dormir em sua morada, sem perceber que um terrível predador se aproxima.

Email – ale@alecamargo.com

 

03. O jumento santo – PE

Realizador: Izabelle A. Siqueira Campos

Duração: 11″

Gênero: Animação

Sinopse: Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. A animação “O Jumento Santo e a Cidade Que Se Acabou Antes de Começar”, utiliza a tecnologia para dar vida a elementos da arte popular pernambucana, que até então só existiam inanimados na cultura do cordel. É importante mencionar que tais elementos, originalmente, são concebidos através do processo de xilogravura, o qual neste projeto foi substituído por avançadas técnicas de composição digital para reproduzir nas figuras a mobilidade dos seres que eles representam.

Email – festivais@aeso.br

 

04. Hotel do coração partido – PE

Realizador: Raoni Assis

Duração: 4″30″”

Gênero: Animação

Sinopse: Ronaldo era especial, seu coração era evidentemente maior que os corações normais…

Email – raoniassis@gmail.com

 

05. Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem – RJ

Realizador: Paulo Henrique Fontenelle

Duração: 20″

Gênero: Documentário

Sinopse: Cinebiografia de Mauro Shampoo, ex-jogador de futebol e folclórico cabeleireiro da cidade de Recife. Com apenas um gol marcado em toda carreira, alcançou a fama como atleta símbolo do Ibis Sport Clube apontado pelo Guiness Book como “O Pior TIme de Futebol do Mundo de Todos os Tempos”.

Email – phfontenelle@gmail.com

 

06. Porcos não olham para o céu – RS

Realizador: Daniel Marvel

Duração: 11″

Gênero: Ficção

Sinopse: Você tem mania de quê? Catarina tem mania de tudo: de limpeza, organização e até de curiosidades. Cansada de tudo resolve acabar com a sua vida. Esperando pelo fim de sua agonia, algo inesperado desperta a sua curiosidade e aí que ela se lembra da sua decisão e precisa agir rápido se quiser voltar atrás. “Porcos não olham para o céu” é um projeto independente de orçamento praticamente zero, feito por diversos profissionais que dedicaram seu trabalho para esta realização. Resultado do esforço de uma equipe apaixonada pela vontade de fazer cinema.

Email – danielmarvel@gabafilms.com

 

07. Canto de cicatriz – RS

Realizador: Laís Chaffe

Duração: 18″31″

Gênero: Documentário

Sinopse: Documentário sobre um tema difícil, cercado de tabus e pactos de silêncio: a violência sexual contra meninas. Depoimentos de vítimas que relatam detalhes dos abusos sofridos intercalam-se a comentários de especialistas, desenhos feitos por crianças abusadas, filmes de ficção e enquetes nas quais ficam evidentes os mitos e preconceitos envolvendo o assunto. Tudo pontuado pelo poema “Canção para a menina maltratada”, feito especialmente para o documentário pelo escritor e psiquiatra infantil Celso Gutfreind e interpretado pela atriz Ingra Liberato. O tema é abordado a partir de uma perspectiva de gênero, já que, embora meninos também sejam abusados, as principais vítimas são crianças do sexo feminino.

Email – chaffe@terra.com.br

 

08. Saudosa – ES

Realizador: Erly Vieira Jr e Fabrício Coradello

Duração: 15″

Gênero: Ficção

Sinopse: Nem tudo em Saudosa é ficção. (Este é um pseudo-documentário sobre Saudosa, uma cozinheira e poetisa de uma cidadezinha no interior do Espírito Santo que manteve um tórrido caso com um menino de doze anos de idade, verdadeiro muso de seus poemas de amor).

Email – erlyvieirajr@hotmail.com

 

09. Meus Amigos Chineses – RJ

Realizador: Sergio Sbragia

Duração: 15″

Gênero: Ficção

Sinopse: Através de suas duas paixões, o futebol e a coleção de selos, um menino de 9 anos, morador de um edifício no Rio de Janeiro, conhece seus vizinhos chineses. Com o golpe militar de 1964 os chineses são presos. Baseado numa história real.

Email – sbragia@visualnet.com.br

 

10. Berlinball – RJ

Realizador: Anna Azevedo

Duração: 17″

Gênero: Documentário

Sinopse: Em Campina Grande, na Paraíba, meninos sonham em jogar futebol numa certa cidade chamada…Berlim!

Email – info@hybrazilfilmes.com

 

11. Palavras e Sonhos – RJ

Realizador: Carol Pitzer

Duração: 15″

Gênero: Documentário

Sinopse: Qual o lugar do analfabeto na sociedade? Quem o colocou nessa posição? Histórias e depoimentos reais de pessoas que viveram a experiência de alfabetizar e ser alfabetizado tardiamente. Pra descobrir a falta que o analfabeto faz no mundo dos letrados…

Email – breno.gomes@estacio.br

 

12. Hoje, Por Vozes Contamos – SP

Realizador: Carol Thomé

Duração:  14″

Gênero: Documentário

Sinopse: “Hoje, por vozes contamos” é resultado de uma oficina de videoreportagem documental, ministrada por Carol Thomé, com meninos em fase de recuperação do mundo das drogas e do crime. A narrativa é construída baseada na história de cada personagem e permeada pelo silêncio e o contraste de cores e sons que transitam nas vias e veias da mediocridade  humana. “O trabalho é uma videoreportagem documental, ou seja, um trabalho independente e autoral. Trabalhei desde a idealização do documentário: Gravação, reportagem, roteirização, edição até a finalização. A videoreportagem no Brasil ainda é um formato incomum, no entanto, não deixa de ser uma realidade”. 

Email – cthome@terra.com.br

 

13. Os Três Porquinhos – RJ

Realizador: Cláudio Roberto

Duração: 4″

Gênero: Animação

Sinopse: A fábula infantil adaptada à realidade brasileira. quem tem medo do lobo mau?

Email – claudio@quadrovermelho.com.br

 

14. Maria Duschenes – O Espaço do Movimento – SP

Realizador: Sérgio Roizenblit e Inês Bogea

Duração: 17″

Gênero: Documentário

Sinopse: Ao longo de quase 50 anos, a partir da década de 1940, Maria Duschenes motivou a dança paulista a ganhar identidade e autonomia. Ela, que nasceu na Hungria, pôs sua arte a serviço da dança do Brasil. Duschenes faz parte de uma turma de estrangeiros que chegou ao país no entreguerras, com idéias novas, gerando um movimento de transformação. “Com a dança a gente fala com o mundo”, gostava de dizer. Maria Duschenes – O Espaço do Movimento (2006) resgata sua trajetória e projeta seus ensinamentos para o cenário da dança hoje.

Email – miracaofilmes@uol.com.br

 

15. Na corda Bamba – PE

Realizador: Izabelle Siqueira Campos

Duração: 5″

Gênero: Animação

Sinopse: Uma pequena fábula sobre a frieza da vida moderna e a tentativa de se manter a alegria.

Email – festivais@aeso.br

 

16. O Jogo – MG

Realizador: César Raphael

Duração: 6″20″”

Gênero: Ficção

Sinopse: Um mímico solitário de envolve em um lúdico jogo de cartas com ele mesmo.

Email – cesarraphael@gmail.com

 

17. O Retorno da Lua – RS

Realização: Tobias Vinicius Rodil

Duração: 11″

Gênero: Ficção

Sinopse: No começo do século 20, Melissa, uma menina do subúrbio da cidade, fica sabendo de uma esplendorosa viagem de cientistas à Lua. Por motivos até então obscuros, Melissa e seu irmão são raptados por ETs. Seu pai Geroges, assim, se vê obrigado a arrumar um jeito de ir até à Lua salva-los.

Email –  tobiasrodil@terra.com.br

 

18. O Retrato de Doriana Extra Cremosa com Sal – SC

Realizador: Alan Langdon

Duração: 6″

Gênero: Experimental

Sinopse: Pode perdoar-se a um homem a criação de uma coisa útil, contando que ele não a admire. A única justificativa para a criação de uma coisa inútil é que ela seja admirada intensamente. Oscar Wilde.

Email – al_langdon@yahoo.com

 

19. Nanquim – MS

Realizador:  Mauricio Copetti

Duração: 17″

Gênero: Experimental

Sinopse: Uma imersão onírica no mundo das formas.

Email – mauricio.copetti@gmail.com

 

20. Quando eu Morrer – Portugal

Realizador: Luís Vieira Campos

Duração: 11″

Gênero: Ficção

Sinopse: Uma viúva, um homem morto, um cangalheiro, um caixão, uma jovem grávida… no final do tempo, a vida e a morte cruzam-se nas escadas de um prédio.

Email – lvcampos@alfandega-filmes.com

Comentários