“Do Outro Lado do Rio” é destaque em blog francês

(Fonte: Orlando Vieira)

Depois de conquistar vários prêmios pelo país e de ser exibido no exterior, o curta-metragem ‘Do outro lado do rio', produzido pelos alunos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), ganha novamente destaque internacional. Em matéria publicada recentemente no blog francês ‘francabresil.blogspot.com', o curta foi bastante elogiado pela sua qualidade e pela história que retrata.

"'Do Outro Lado do Rio' narra a vida diária da capital de Sergipe. A atmosfera, as ruas, as formas de vida, seu comércio e sua cultura. O predomínio de ruídos da cidade fortalece a ideia de imersão na experiência das pessoas. Mas, também, tem as suas desigualdades. E o rio é o símbolo disso", diz a matéria.

Essência nordestina

Com o sucesso do curta-metragem sergipano, que mostra a realidade de vida de sua gente, o nordeste brasileiro e, principalmente, a cidade de Aracaju se tornou mais conhecida internacionalmente. A matéria também relata para os leitores franceses algumas características do protagonista de ‘Do Outro Lado do Rio', que, sem dúvida, ainda marcam o povo nordestino.

"Seu rosto (o do protagonista) foi desenhado em torno de um olhar duro, o de um nordestino. Esses homens humildes e trabalhadores que nunca derramaram uma lágrima, mesmo na dor de uma vida de miséria. Pouco ou nada no prato, sem palavras. O discurso foi afogado, preso em redes que exigem tanto esforço. Suas vidas giram em torno disso", comenta o blog.

Para a Graziele Ferreira, coordenadora do NPD Orlando Vieira, a trajetória de ‘Do Outro Lado do Rio' continua surpreendendo a todos. "Para nós, é uma excelente forma de começar 2012, sendo pautados por um blog francês. O Núcleo está em processo de fechamento do cronograma para este ano e essa notícia nos enche de orgulho, ao passo que também aumenta a nossa responsabilidade. Com certeza, outros jovens sergipanos precisam apenas de uma oportunidade como essa, do Curso de Realização, para sentirem orgulho da nossa produção cultural e afirmarem suas capacidades criativas", comemora.

Prêmios

Gravado em 2010 pelos alunos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, nos municípios de Aracaju e da Barra dos Coqueiros, ‘Do Outro Lado do Rio' teve bastante destaque no ano de 2011. No estado, o curta foi premiado como o ‘1º Melhor Filme Sergipano' do 11º Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) e também levou o título de ‘Melhor Filme Sergipano dos Últimos Cinco Anos' pelo jornal ‘O Capital'.

Pelo Brasil, o curta ainda ganhou o ‘Prêmio Aquisição', do Kinoforum, considerado o maior festival de curtas-metragens da América Latina e que aconteceu no ano passado em São Paulo. Além disso, ‘Do Outro Lado do Rio' também foi exibido no Festival Signes de Nuit, na França, onde foi muito bem recebido tanto pela crítica como pelo público.

Fonte: Funcaju
 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais