DocTV III será lançado em Sergipe nesta quarta-feira

Será lançado nesta quarta-feira, 14, em Sergipe o conteúdo da terceira edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DocTV). O coordenador-executivo do programa, Paulo Alcoforado, concederá uma entrevista às 15h, no Auditório Santos Mendonça, na Fundação Aperipê. Às 21h do mesmo dia será exibido no Moviecom o filme “Nação Lascada de Véio – A glória do sertão”, realizado em Sergipe. Em Sergipe, a Fundação Aperipê (Fundap), através da Aperipê TV, é co-realizadora do DocTV.

Principal instrumento de regionalização da produção audiovisual brasileira do Governo Federal, o DocTV III comemora quatro anos, com 35 documentários lançados e produzidos nas 27 unidades da Federação. O programa é uma parceria entre o Ministério da Cultura e as emissoras da Rede Pública de TV. Cada estado produz ao menos um vídeo-documentário com 52 minutos, que é exibido em todo o país.

Véio: protagonista de “Nação Lascada de Véio – A glória do sertão”
O filme

Em três anos, a cultura de Sergipe já esteve representada com três vídeos. O documentário “Nação Lascada de Véio – A glória do sertão”, dirigido por José Ribeiro Filho, com roteiro de Ulisses Rafael, é o representante desta edição.

Situado na altura do quilômetro oito da BR-206, em Sergipe, encontra-se o sítio Soarte, de propriedade de Cícero Alves dos Santos, mais conhecido na região como “Véio”. No espaço existente entre a cancela da entrada e sua residência há um estranho conjunto de esculturas disformes, compostas pelos tipos de madeira disponíveis no local. Expostas a céu aberto, elas compõem um cenário que provoca diferentes reações entre os transeuntes diante daquelas “esquisitices”.

Adentrando a casa de Véio, descortina-se a oficina do artesão. É o universo desse artista sergipano que o documentário “Nação Lascada de Véio – A glória do sertão” procura narrar, buscando revelar através dessa personagem a visão de mundo do sertanejo.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais