Documentários Sertão Glauber serão exibidos

A partir de terça-feira, 13, a Aperipê TV exibe a série inédita da TV Brasil ‘Sertão Glauber’. Dividida em oito capítulos, com 30 minutos cada, os programas irão ao ar de terça a sexta-feira a partir das 00h10. Os documentários contam a história da realização do filme ‘O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro’, de Glauber Rocha, que serão exibidos, com exclusividade.

 

O filme teve seus negativos destruídos em um incêndio há mais de 30 anos e volta restaurado. A história inédita dessa recuperação revela o método de criação de Glauber Rocha, a reconstrução do cenário político e cultural onde o filme foi concebido e revela entrevista inédita de Glauber feita pelo cineasta Martin Scorcese, dividida em três blocos de 10 minutos.

 

Recuperação

 

O filme teve seus negativos destruídos em um incêndio, no dia 25 de junho de 1973, no Laboratório GTC, em Paris. O restauro digital da imagem foi realizado a partir de uma cópia com versão sonora francesa no Laboratório Prestech, na Inglaterra, com curadoria de João Sócrates Oliveira e Supervisão de Fotografia de Affonso Beato.

 

Por este motivo, as cenas das canções que não foram dubladas contêm legendas em francês. Na reconstrução da versão sonora em português, feita na Cinemateca Brasileira e no Estúdio JLS sob curadoria de José Luiz Sasso, foram utilizadas, contudo, cópias de diferentes suportes. A restauração foi realizada em tecnologia 4K e o som é mono.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais