Duo Euterpe fará apresentação no TTB nesta segunda-feira

0

(Foto: divulgação)

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), continua a potencializar a música clássica, trazendo ao estado músicos reconhecidos nacional e internacionalmente. Dando continuidade a essas ações, sobem ao palco do teatro Tobias Barreto, nesta segunda-feira, 5, às 20h, o Duo Euterpe, composto pela pianista espanhola Elena Gasulla e o flautista italiano Francesco Mannis. A entrada é gratuita.

Formado em novembro de 2002, o duo é considerado um dos mais expressivos conjuntos de câmara da Europa. Já se apresentou em teatros de renome como o Auditório Konservatorium de Viena, Planegg Auditório (Alemanha), Auditório da Academia de Música e Dança em Plovdiv (Bulgária), Umberto Teatro Lamezia Terme (Itália), Teatro "Le Dune" (Ra-Itália), Teatro "Tor Bella Monaca" (Roma, Itália), Teatro di Marcello (Roma-Itália).

Segundo o diretor artístico e regente titular da ORSSE,Guilherme Mannis, trazer o duo para o estado representa um grande trunfo da orquestra, e marca ainda mais a qualidade e o respeito adquirido pela orquestra sergipana no cenário artístico internacional, fruto da política cultural empregada no nosso estado. Além disso, os músicos da orquestra e ouvintes externos participarão de uma masterclass com o Duo, fortalecendo a troca de experiências culturais entre os países, Brasil, Espanha e Itália.

Com uma excelente qualidade sonora, técnica de preparação e musicalidade que se manifesta nos momentos de máxima expressevidade, o duo executará um programa entitulado ‘Da Câmara ao Jazz’ unindo os clássicos Gaetano Donizetti, Louis-Gaston Ganne ao jazzista contemporâneo Mike Mower.

Sobre os solistas

Elena Gasulla nasceu em Morella (Espanha) em 1978, e começou seus estudos musicais aos sete anos de idade com Mercedes Candel. Em 1992 entrou como alunao oficial no Conservatório de Música Profissional de Castellón (Espanha), onde estudou com S. De Castro, Aznar P., M. Masó. Terminou seus estudos de piano com Isabel Martín e recebeu Prêmio de Honra por unanimidade. Em 1996, no Conservatório Superior de Música "El Liceo" em Barcelona, formou em três especialidades: Piano, Teoria Prática de voz e música de câmara. Com uma bolsa de estudos concedida pelo Ministério das Relações Exteriores (Espanha), conseguiu concluir seus estudos musicais, a "Agustí Pedro i Pons" Foundation (Barcelona), e Dávalos-Fletcher Foundation (Castellón), indo estudar na Hungria e Itália. No Conservatório Vibo Valentia (ITA), obteve os diplom as de Piano, de Cravo" e o "Scientia et Ars", Diploma Internacional Politécnico baseado na influência Flamenca na Iberia de I. Albéniz, com o Prof. Paolo Subrizi. Atualmente ensina piano no Conservatório de Castellón (Espanha).

Francesco Mannis nasceu em Lamezia Term, na Itália em 1982, e em 2002 obteve o Diploma de flauta no Conservatório de Vibo Valentia com o M º A. Tirindelly, conseguindo qualificações mais elevadas e honrarias. Conquistou os diplomas da “Bienal de Música em Ciência e Tecnologia do Som" , de aptidão para o “Ensino de Flauta nas Escolas Secundárias", baseado no método de flauta do mesmo Conservatório e do "Scientia et Ars " Internacional Politécnico de Vibo Valentia. Concluiu seus estudos secundários na Escola de Música Fiesole, com Chiara Tonelly, e na Arts Academy de Roma, com Giuseppe Nova. Entre seus mestres incluem-se: Maxence Larrieu (França), Nova Giuseppe, Corradetti Giampaolo, Maggio Roberto, Betti Gabriele, Michele Marasco, Loi Francesco (Itália), Shimizu Katzutaka (Japão, 1ª flauta da Orq uestra Sinfônica de Tóquio), Yoshimi Oshima ( Japão). Com apenas 11 anos conquistou o 2 º Prêmio no Concurso Nacional "Il Flauto e la d'argento clavietta".

Ficha técnica 

Elena Gasulla, piano
Francesco Mannis, flauta

L. GANNE (1862-1923)
Andante et Scherzo para Flauta y Piano
H. DUTILLEUX (1916 -)
Sonatina para flauta y piano
FERRER FERRAN (1966 – )
Tumnuns, para flauta y piano
MIKE MOWER (1958 – )
Sonata opus de Jazz para Flauta y Piano

Fonte: Ascom Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais