Emancipação política de Sergipe é tema de exposição

0

Neste sábado é comemorado o dia da Emancipação Política do Estado de Sergipe. Para lembrar a data hoje, 7, às 15h, o Arquivo Público Estadual de Sergipe promove a exposição ‘8 de julho – Emancipação Política de Sergipe’. O objetivo desta mostra é  retratar, por meio de documentos importantes e comemorativos, as dificuldades e passagens históricas que marcam os 186 anos de emancipação política do Estado. 

No acervo da exposição encontra-se a fac-símile do Decreto de 8 de Julho de 1820, assinado por Dom João VI, que considerava Sergipe emancipado da Capitania da Bahia. O documento original encontra-se no Arquivo Público Nacional.

Ainda nos materiais expostos, encontram-se o Hino da Independência de Sergipe, de autoria do compositor Domício Fraga, a Constituição de Sergipe de 1891, a nomeação do governador de Sergipe em 1823, entre tantos outros documentos, que reportarão o visitante aos tempos antigos da história sergipana.

A exposição estará disponível até o dia 25 de julho, das 8h às 16h, no Arquivo Público do Estado de Sergipe, localizado na Praça Fausto Cardoso, 348, Centro.

Comentários