Encontro Cultural de Laranjeiras é destaque no Especial Aperipê

0

O Especial Aperipê deste domingo, 13, exibe algumas das manifestações artísticas do 33º Encontro Cultural de Laranjeiras, que aconteceu de 3 a 6 de janeiro. Com o tema “Quilombolas e Identidade Cultural”, os quatro dias de evento reuniram dezenas de grupos folclóricos de todo o Estado no município distante 18 quilômetros da capital sergipana.

O programa traz entrevistas com brincantes e historiadores que descrevem e analisam o festival e as manifestações arraigadas à cultura dos quilombos. Samba de coco, Taieira, Reisado, Cacumbi, Bacamarte, Pastoril, São Gonçalo, diversos ritmos populares foram apresentados no encontro, que atraiu milhares de espectadores.

Entre as participações no documentário destacam-se dona Marizete e dona Nadir, do Samba de Pareia; seu Sales, do São Gonçalo; dona Maria da Conceição, do Samba de Coco; a folclorista Beatriz Góis, professora da Universidade Federal de Sergipe; o pesquisador pernambucano Severino Lucena, doutor em Comunicação e Cultura pela PUC do Rio Grande do Sul; e o secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos.

Já na seleção de manifestações exibidas no Especial está a apresentação do Grupo Parafuso de Lagarto, único a dançar esse ritmo popular no mundo. Parte das gravações foram realizadas no Povoado Mussuca, comunidade remanescente de quilombos que até hoje preserva sua tradições culturais. O Especial Aperipê vai ao ar domingo, 13, às 20h30, na Aperipê TV.

Comentários