Escritor conta a influência dos espanhóis em SE

0

Livro Os Espanhóis de Sergipe Del Rey conta um pouco da nossa história (Fotos: Portal Infonet)

A curiosidade de alguns traços e aspectos espanhóis que influenciaram a formação da identidade cultural dos sergipanos foi o ponto de partida para que o escritor sergipano Robervan Barbosa de Santana publicasse o livro ‘Os Espanhóis em Sergipe de Del Rey’.  Aspectos como religiosidade, fatores históricos, manifestações folclóricas, sobrenomes e linguísticas são os focos do roteiro na construção do livro. O lançamento da obra acontecerá no dia 29 de outubro na cidade de Itabaiana, durante a Bienal 2011.

Segundo o escritor Robervan Barbosa, vícios de linguagens apresentados pelos sergipanos, como a troca da letra V pela B, a exemplo de ‘barrer e bassoura ‘ são fenômenos típicos da língua espanhola. “A curiosidade iniciou da expressão [espanhola] Sergipe Del Rei. Foi ai que iniciei um estudo e notei vários aspectos culturais interessantes, como os vícios ‘oitho’, leithe’ e ‘oithenta’”, destaca acrescentando que a palavra ‘oxente’ é oriunda da Galícia, na Espanha.

Robervan Barbosa

Fatores históricos locais são destacados no livro: Portugal pertenceu a Espanha por 60 anos, entre os anos de 1580 à 1640, que foi denominada União Ibérica, e Sergipe a Capitania de Sergipe Del Rey foi conquistada em 1590, dez anos após a formação da união. O nome da Capitania foi em homenagem ao Rei Felipe II, da Espanha.

Outro fato que chama a atenção é a mania dos sergipanos chamarem pessoas de cabelos claros de galegos. Galegos são pessoas nascidas na Galícia.

Bienal 2011

Com o objetivo de contribuir para o crescimento da cultura de Sergipe, empresários do setor de comunicação da cidade de Itabaiana, distante 57 km de Aracaju,  se uniram e criaram a Bienal 2011. O evento cultural terá lançamento de 33 livros, debates culturais, palestras, oficinas, cineminha para crianças e show. Também haverá uma exposição de carros antigos, fotos novas e antigas da cidade. A Bienal 2011, acontecerá das 7h às 17h, na Associação Atlética de Itabaiana, no dia 29 de outubro.

Por Danilo Cardoso

Comentários