Espaço Cultural do TRT recebe exposição ‘Encontro das Artes’

0

A exposição “Encontro das Artes” está em cartaz no Espaço Cultural do TRT da 20ª Região. A mostra reúne trabalhos dos artistas Alan Adi, Esther Silva, Fábio Sampaio, Helder Dantas, Hortência Barreto, Sônia Menna Barreto, além de fotografias de Gilson Brito e Mônica Flávia. 

Sob a curadoria de Genilson Brito, a exposição propõe uma viagem pelo universo literário através das obras de arte expostas e promove um intercâmbio entre as mais diferentes linguagens artísticas. “Queremos despertar nas pessoas a percepção de que a arte se manifesta a todo instante em nossas vidas, seja através de uma obra de arte propriamente ou de um desenho, ilustração ou fotografia”, diz Genilson.

Para a realização desse projeto, um grupo de artistas foi especialmente convidado para criar uma obra de arte relacionada a uma obra literária com a qual tivessem estabelecido uma relação afetiva em alguma fase de suas vidas. Como resposta eles produziram pinturas, fotografias e desenhos que representam obras como “O Pequeno Príncipe”, “O Perfume”, “Rapunzel”, “Mar Morto” e “Alice no País das Maravilhas’, além da boneca de pano Emília – a mais famosa personagem do Sítio do Picapau Amarelo – escrito por Monteiro Lobato.

Clube do Livro

A mostra também aproveita a oportunidade para lembrar os 13 anos de existência do Clube do Livro do TRT da 20ª Região, transportando para o Espaço Cultural toda a atmosfera do universo literário através da ambientação de uma sala de leitura contemporânea. Durante a exposição, o público poderá conhecer todo o acervo do Clube do Livro e desfrutar de recursos multimídia para ouvir poemas e trechos de livros na voz de atores, atrizes e personalidades brasileiras, além de assistir documentários sobre livros, escritores ou adaptações produzidas para o cinema e televisão. Os áudios e vídeos serão trocados periodicamente, de forma que as pessoas se sintam motivadas a freqüentar a sala sempre que for possível.

O Clube do Livro do TRT da 20ª Região foi criado em 1997, durante a gestão do desembargador Carlos Alberto Pedreira Cardoso e a doação dos primeiros 81 exemplares foi realizada pela desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo, atual presidente do Tribunal. Treze anos após a sua criação o Clube do Livro permanece em plena atividade e conta com um acervo de 813 exemplares. Para se associar ao clube, basta procurar a biblioteca do TRT e doar uma obra literária nova ou usada.

Como atração especial da exposição, também, foram montados pequenos stands que dão destaque a uma obra literária ou a um autor. Durante a semana de abertura, o público está conferindo uma exposição de exemplares de aproximadamente 25 edições do livro “O Pequeno Príncipe” e seu autor Antoine de Saint-Exupéry.

Lançado em 1943, o livro detêm o título de “o livro mais amado do mundo”. No áudio, o visitante poderá ouvir a estória narrada por Paulo Autran e, no vídeo, conferir uma animação feita com massa de modelar, a versão cinematográfica da década de 10 ou ainda episódios do desenho animado livremente inspirado na obra de Exupéry. 

Comentários