Especial Aperipê deste sábado antecipa a comemoração do Natal

 

O Especial Aperipê desta semana homenageia uma das mais importantes datas comemorativas do ano: o Natal. O Especial “Olhares sobre o Natal”, que trata das tradições natalinas e de que forma elas são comemoradas em Sergipe, vai ao ar neste sábado, 20, a partir das 15h.

Segundo o diretor do documentário, Renato Mariano, o título escolhido é o que melhor define a intenção do Especial: “Nosso objetivo era realizar um programa especial que englobasse as tradições da festividade, das mais globalizadas às de cunho folclórico, através de entrevistas e diversas perspectivas, ou seja, de diferentes olhares sobre o tema”, afirma.
As comemorações surgiram na Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma antiga festa do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. A data conhecida pelos primeiros cristãos para o nascimento de Jesus Cristo foi fixada pelo Papa Júlio I como forma de atrair o interesse da população.

Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria à luz Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram que ficar em uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura.

Pastores que estavam próximos, com seus rebanhos, foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos, que viajavam há dias seguindo a estrela-guia, também encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

Dessa forma, percebe-se que desde a sua origem o Natal é carregado de magia. E é essa magia que o Especial Aperipê deste sábado busca retratar.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais