Exposição mostra algumas obras do fotógrafo José Cladas

0

O fotógrafo retrata imagens de paisagens anturais (Foto: Divulgação)

Impressas em grandes formatos, as imagens captadas por José Caldas – fotógrafo de natureza com 20 anos de estrada e livros publicados sobre o rio São Francisco, Mata Atlântica, Serra do Cipó, Serra da Mantiqueira, entre outros – serão expostas a partir do dia 17 de janeiro na Sociedade Semear. Elas apontam para um Brasil de paisagens múltiplas e em transformação continua, seja pela degradação do garimpo em Rondônia ou pelo ciclo natural das águas no rio Solimões. A exposição Brasil e a transformação da paisagem nos faz lembrar que a realidade sempre se transforma.

Com curadoria de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, com produção de Sayonara Viana, a exposição leva ao público de Sergipe um recorte de 52 imagens da obra do fotógrafo sergipano José Caldas, reconhecido como um dos mais importantes documentaristas da natureza brasileira em atividade, autor de nove livros sobre temas ambientais nacionais e presidente da AFnatura – Associação Brasileira de Fotografia de Natureza.

“Viajar pelo interior do Brasil pôde proporcionar experiências das mais variadas e revelar cenários e situações surpreendentes. Nas fotos expostas – muitas delas em grandes formatos, de até 2,7 metros de largura –, esse sentimento salta das paredes, somando-se a ele uma viagem no tempo, que reflete as transformações ocorridas em um período intenso e recente da história do País, equivalente aos 20 anos de formação do meu acervo”, explica José Caldas.

O recorte proposto para a exposição sugere uma reflexão sobre as transformações da paisagem brasileira, geradas pelo homem e pela própria natureza, em sentidos, ritmos e ciclos variados, em movimentos mínimos e em outros definitivos. Pois de uma forma ou de outra, a realidade sempre se transforma. O coquetel de lançamento da exposição Brasil e a transformação da paisagem acontecerá dia 17 de janeiro, a partir das 19h30, na Galeria Jenner Augusto (Semear).

O Fotógrafo

Fotógrafo especializado em natureza e documentação geográfica, desde 1989 viaja intensamente pelo Brasil. Tem publicados nove livros sobre diversas regiões e participou de mais seis com outros fotógrafos. Tem seus trabalhos publicados nas principais revistas e jornais brasileiros e fotos distribuídas internacionalmente. Participou de várias exposições nacionais e internacionais com temas ligados ao meio ambiente e cultura popular, com destaque para a recente individual A Presença, na Galeria do Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro.

Livros Publicados

O Baixo São Francisco. Editora Ddesenho, 1994.
Parque Nacional da Serra da Canastra. Paper Mill Editora, 1998.
Mata Atlântica – Coração Verde do Brasil, Paper Mill Editora, 2001.
Oparapitinga – Rio São Francisco. Editora Casa da Palavra, 2002.
Serra da Mantiqueira. Zonainternet Editora, 2003.
Serra do Cipó. Doiis Editora, 2006.
Serra dos Órgãos. Doiis Editora, 2007.
40 Peixes do Brasil. Doiis Editora, 2007.
Japoneses no Vale do Aço. Editora Olhares, 2008.
Minas; estado de espírito. Em execução, lançamento previsto no primeiro semestre de 2010.

Prêmios

Golden Medal na categoria Best Scenic Photography no concurso mundial da
Calendar Marketing Association (USA), pelas fotos do calendário O Eterno Rio, 2002.
Milks International 2000, sob júri do consagrado fotógrafo Eliot Erwit.
Marc Ferrez – IBAC / Funarte, pela documentação fotográfica do Baixo São Francisco, 1992.

Exposições

AmazoniaBrasil (Paris, Nova York e Tókio);
Ilha do Bananal: o encontro de ecossistemas e culturas (São Paulo, Washington, Brasília, Porto Alegre e Palmas, Milão e Bueno Aires);
Artesanato do Brasil (Brasília);
África-Brasil-África: Olhares Cruzados (Guiné-Bissau, Moçambique);
Prêmio Conrado Wessel 2007 (Brasília)
Rio Cartão-postal (Rio de Janeiro);
Pelo Rio Solimões (Manaus, Coari, Rio de Janeiro, São Paulo)
13ª Exposição de Arte Fotográfica da AFBNDES (Rio de Janeiro)
A Presença, individual na Galeria do Ateliê da Imagem em 2009 (Rio de Janeiro).

Fonte: Assessoria

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais