Exposição mostra labirintos de Arthur Bispo do Rosário

0

Veleiros, obra original de Arthur Bispo do Rosário
Pela primeira vez, as obras do artista plástico Arthur Bispo do Rosário são reproduzidas e apresentadas em uma exposição. A mostra que leva o nome do artista sergipano entra em cartaz nesta quinta-feira, 10, às 19h, no espaço Norcon Decide.

 

A obra original do autor está abrigada no museu que leva seu nome na cidade do Rio de Janeiro. Com peças compostas basicamente de materiais que se degradam com facilidade, as exposições fora do museu são raras. Seus curadores propuseram, então, que fossem feitas réplicas.

 

Desafio aceito pelos produtores do filme ‘Senhor dos Labirintos’, que começa a ser rodado em Sergipe a partir de junho. “As obras dele são muito perecíveis. O pessoal do filme, então, reproduziu em réplicas”, explica Péricles Teixeira, coordenador-geral do projeto das Artes da Fundação Oviêdo Teixeira, responsável pelo espaço.

 

Oficinas

 

O Manto da Apresentação, uma de suas obras mais famosas

Para fazer as reproduções, foram realizadas diversas oficinas em Aracaju, Divina Pastora e Japaratuba. Participaram das confecções bordadeiras, lavadores de carros, pessoas com doenças mentais e presidiários. “As oficinas envolveram pessoas de todas as matizes e classes sociais”, explica Péricles.

 

Ele conta que dentre as recriações está também a cela em que Arthur Bispo do Rosário viveu no manicômio Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, que posteriormente será utilizado nas gravações do filme.

 

A curadoria da mostra é de Genilson Brito. O espaço Norcon Decide está localizado à avenida Oviêdo Teixeira, s/n, no bairro Jardins e fica aberto de segunda a sábado, das 9h às 19h e aos domingos das 9h às 13h.

 

Por Gabriela Amorim

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais