Exposição retrata a cultura indígena e a mandioca

0

Foi aberta hoje, 19, na Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva, a exposição ‘Os índios e nós: mandioca da roça à mesa’, que fica à disposição do público até o próximo dia 30. A mostra é organizada pela antropóloga Beatriz Góis, em comemoração ao Dia do Índio.

Estão sendo expostos no local fotos, textos, mandioca e objetos como o tipiti, um cilindro de palha trançada utilizado para espremer a mandioca.

“A presença do índio não é muito visível, porque está tão incorporada que acaba esquecida. Nós recebemos influência em alimentos, costumes, hábitos e muitos outros aspectos tão presentes no dia-a-dia, que passa despercebido. A farinha é um exemplo disso”, explicou a professora Beatriz.

Este é o segundo ano do projeto “Os índios e nós”, que vai trabalhar, a cada ano, um aspecto diferente da influência indígena. Em 2005, o tema trabalhado foi o guaraná. Este ano, a mandioca. No ano que vem, deverá ser abordado o caju.

A programação das comemorações do Dia do Índio conta ainda com contação dramatizadas de mitos em torno da mandioca. As participações especiais ficam por conta da professora e contadora de história Rosângela Aragão Maia e do ator César Macieira.

Comentários