Exposição “Sinfonia das Flores” traz obras de Gildete Lopes ao TRT

Exposição está em cartaz no Espaço Cultural do TRT (Foto: Arquivo Infonet)

A exposição 'Sinfonia da Flores' entrou em cartaz nesta quarta-feira, 6, no Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Sergipe. A mostra individual reúne telas pintadas pela artista Gildete Lopes com alusão à união de duas de suas paixões: a música e as flores. A exposição tem curadoria de Genilson Brito, servidor do tribunal, e fica aberta à visitação até o dia 29.

Gildete Lopes expõe pela segunda vez no Espaço Cultural do TRT. Dessa vez, as pinturas vem com uma proposta diferente da exposição anterior, ao acrescentar nas telas artísticas uma dose de surrealismo aos elementos das flores e da música. “O surrealismo aparece através das pinturas em que violinos brotam no lugar das flores e ao sugerir a substituição do arco do violino por um galho de roseira, próximo a uma partitura”, explica Genilson Brito. Na nova mostra, as telas vem com o uso das colagens, da substituição do pincel pela espátula e com pinceladas mais soltas mostrando os indícios de inovação nesta nova fase de Gil. Além de manter a técnica óleo sobre a tela, preferida pela artista.

Sergipana, natural da cidade de Estância, Gildete Lopes começou a ter contato com a execução da pintura em tela no ano de 2002, quando visitou uma exposição coletiva de alunos de Artes. Desde então começou a participar de mostras em conjunto, sendo duas no Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (UFS), uma na Galeria Álvaro Santos, uma no Shopping Riomar e uma na Igreja de Jesus Ressucitado. A artista plástica sempre gostou de transmitir em suas telas as flores, ao assumir que a natureza é uma eterna fonte de inspiração.

Surrealismo

O surrealismo surgiu na França durante a década de 20. O movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. Nas artes, o Surrealismo procurava expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional,  principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias. Foi através da pintura que as idéias do surrealismo foram melhor expressadas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocavam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto.

Fonte: TRT

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais