Exposição sintetiza a história dos Direitos Humanos no Brasil

0
Sociedade Semear

Imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas, contam a história da luta pela conquista dos Direitos Humanos no Brasil. Com curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, a exposição Direitos Humanos, imagens do Brasil, patrocinada pela Petrobras, terá sua abertura em Aracaju no Espaço Cultural Semear, no dia 3 de maio, às 19h30, e fica em cartaz até 3 de junho.

Inaugurada em Belo Horizonte, no dia internacional da luta pelos Direitos Humanos, em 10 de dezembro de 2010, a mostra é fruto do livro homônimo, lançado na mesma ocasião, com apresentação do então Ministro da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. A exposição já esteve em cartaz no Rio de Janeiro, em Salvador e ainda vai percorrer seis cidades brasileiras.

Imagens históricas

O volume conta com dois ensaios curtos e 156 imagens históricas. A exposição apresenta 60 imagens presentes no livro, de forma ampliada, e contextualizadas através da história.

Segundo Vannuchi, tanto a mostra quanto o livro buscam “fortalecer o chamado Direito à Memória e à Verdade, seja no Brasil, seja em países vizinhos que viveram, como nós, entre os anos 1960 e 1980, graves interrupções da vida institucional, com a instalação de ditaduras mantidas à custa do terror de Estado, da censura e da intolerância”.

Fonte: Ascom Petrobras

Comentários