Exposição sobre dinossauros fica em cartaz até dia 16

Entarada da exposição
Ruídos de dinossauros são a trilha sonora de um ambiente que tem cheiro típico de uma floresta jurássica e repleto de fósseis, plantas e insetos pré-históricos. Não se trata de uma máquina do tempo ou do filme “Jurassic Park”. O ambiente em questão é a exposição “Na Era dos Dinossauros”, primeiro museu itinerante do Brasil que desembarcou em Aracaju e promete atrair milhares de pessoas até o dia 16 de março, no primeiro piso do Shopping Riomar.

 

O museu é fruto de uma idéia dos jornalistas e empresários paulistas Andréa Ismerim e Sérgio Said. A intenção da dupla era levar às pessoas informação sobre o período pré-histórico de forma didática e prazerosa. “Não é uma exposição exclusivamente visual. Quem visita entra no clima da era pré-histórica, ouvindo os sons e sentindo o cheiro que remete ao período”, explica Ricardo de Almeida, que está coordenando o projeto na capital sergipana.

 

Em “Na Era dos Dinossauros”, o espectador tem a chance de ver réplicas e fósseis originais de

Crânio do Tyrannosaurus Rex
animais da era jurássica, principalmente dinossauros. Segundo Ricardo, o destaque do museu é a réplica do crânio do Tyrannosaurus Rex, a espécie de dinossauro mais famosa do mundo. Há ainda uma micro sala de cinema que exibe vídeos sobre o tema, recipientes com cheiros particulares dos dinossauros e vegetação, e fones de ouvido para aqueles que desejam ouvir precisamente o som que cada animal emite.

 

O coordenador do projeto afirma que as crianças são os principais visitantes, mas ressalta a empolgação dos adultos que as acompanham. “Recebemos muitos grupos de estudantes, mas quando vem pais e filhos é interessante como os adultos ficam mais atraídos, perguntam mais e se atentam melhor aos detalhes. A exposição tem sido bastante visitada e elogiada por estudantes e profissionais de arqueologia aqui da capital”, disse.

 

Aracaju é a primeira cidade nordestina a receber o museu itinerante em 2008. Há cerca de três anos em turnê por todo o país, o “Na Era dos Dinossauros” já atraiu uma média de 150 mil pessoas. A exposição fica em solo aracajuano até dia 16 de março, quando provavelmente irá para Salvador (BA). Os ingressos custam R$10 para adultos e R$5 para crianças com até 12 anos, idosos com mais de 60 anos e estudantes que apresentarem a carteira estudantil.

 

Por Glauco Vinícius e Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais