Exposição ‘Vias Divinas” será aberta hoje no Yázigi

A exposição ‘Vias Divinas – Japaratuba & São Cristóvão: manifestações de fé e construções artísticas entra em cartaz hoje, 16, na galeria de arte do espaço Cultural do Yázigi.

 

A mostra reúne trabalhos confeccionados por artistas e artesãos dos dois municípios através de projetos de extensão da Universidade Federal de Sergipe. Completam a mostra trabalhos de Charlene Reis e Marcelo Prudente Silva, alunos do curso de Artes Visuais/UFS, e de Rosane Bezerra, professora do departamento de Artes e Comunicação/UFS e também coordenadora do projeto.

 

 

 

 

Vias Divinas

 

Caracteriza-se pela utilização de uma diversidade de meios, destacando a relação-oposição entre o lugar geográfico e o temperamento estético. Os municípios de Japaratuba e São Cristóvão, com suas manifestações de fé e suas construções artísticas, marcam os trabalhos.

 

Para o artista Arthur Bispo do Rosário, nascido em Japaratuba, criar significava a própria salvação. Hoje encontramos muitas das vias utilizadas por Bispo do Rosário na conclusão dos produtos artísticos espalhadas por todo o município.

 

Em São Cristóvão esculturas, fotos e objetos dos Ex-votos misturam-se aos conjuntos barrocos impulsionando-nos a processos de sublimação. Segundo a professora Rosane Bezerra, “o nome Vias Divinas negocia significados, como os caminhos de um lugar para outro, os meios para se obter algo ou o Pretérito Imperfeito do Indicativo do verbo ver; paralelamente, remete-nos ao que é sublime sagrado”.

 

A exposição está incluída na programação da IV Semana Nacional dos Museus, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), e estará aberta a visitas monitoradas de escolas e instituições, guiadas por alunos do curso de Artes Visuais da UFS, de acordo com agendamento prévio através do telefone 3214-1021, com Marcelo Rangel.

 

A exposição estará aberta ao público em geral até o dia 02 de junho, de terça a sexta, das 13 às 19h. O Espaço Cultural Yázigi fica na rua Vereador João Calazans, 494, Praia 13 de Julho.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais