Festival de Teatro começa hoje com vasta programação

Inicia nesta quarta-feira, 14, e segue até o dia 29 (Foto: Ascom Secult)

O mês de março será dedicado às artes cênicas e Aracaju, em seu mês de aniversário, receberá como presente o II Festival Sergipano de Teatro. O evento, promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (Iacema), inicia na quarta-feira, dia 14 de março, e segue até o dia 29.

Serão 15 dias de uma extensa programação que conta com 30 espetáculos, sendo 22 sergipanos e 8 de outros estados. Diversos pontos da cidade servirão de palco para as apresentações, são eles: Praça Fausto Cardoso, o Mirante da 13 de Julho, o Mercado Central, o Teatro Atheneu, Teatro Tobias Barreto, Teatro Lourival Batista e o Centro de Criatividade.

As opções de espetáculos, os horários e locais de apresentações foram pensados para que todo tipo de público possa ter acesso a um momento de lazer e entretenimento. “Nosso objetivo com mais uma edição do Festival é a formação de público para a as artes cênicas do Estado. Levar os espetáculos para espaços variados é uma forma de atingir públicos diferentes. Com isso, temos a certeza de que conseguiremos repetir o sucesso do ano passado”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, às 17h, na Praça Fausto Cardoso ocorrerão apresentações de espetáculos de rua. Ao todo, 11 grupos teatrais passarão pela praça. No primeiro dia do evento, dia 14 de março, haverá um grande cortejo com saída da praça General Valadão e que irá culminar na Fausto Cardoso com a apresentação do primeiro espetáculo de rua do II FEST, intitulado ‘Errar é Umano’, encenado pela Cia Teatral Sinequanon, do Rio de Janeiro.

Os espetáculos de rua também serão apresentados no Mirante da 13 de Julho, sempre aos sábados, a partir das 17h, e no Mercado Central, dentro da programação da Rua da Cultura no dia 26 de março.
Os espetáculos fechados ocorrerão alternadamente nos teatros Atheneu e no Tobias Barreto. Durante a semana, as apresentações no palco iniciam sempre às 21h e nos finais de semana às 17h e 20h, com espetáculos dedicados ao público infantil e adulto.

Oficinas e Debates

A programação do II FEST conta não só com espetáculos. Haverá também oficinas, debates e uma repleta agenda cultural. No Teatro Lourival Batista teve início no último dia 1º e segue até o dia 17 a residência Laboratório Experimental em Brecht, que trabalha o tema “Variedades Brechtianas: um experimento cênico sobre o tema da Ajuda e da Violência”, com o ator e diretor Eduardo Montagnari.

Também no Lourival Batista ocorrerão diariamente, sempre a partir das 10h, os debates teatrais, espaço de discussão sobre os espetáculos apresentados no Festival. A partir do dia 24 de março, o Lourival Batista passa a abrigar a oficina “Espontaneidade e Desenho no Espaço & O Artista Produtor – 2ª Parte”, com Deborah Finocchiaro , do Rio Grande do Sul. O Lourival também será um espaço de encontro dos artistas e troca de experiências no recanto intitulado Beco do Dionísio.

O Centro de Criatividade também será um local de trocas e discussões durante as Mesas Redondas do II FEST, que ocorrerão a partir do dia 20, das 13h às 16h. Neste espaço, serão debatidos vários temas sobre o universo das artes cênicas em Sergipe e as políticas públicas na área da cultura.

O que não vai faltar é opção para a população durante esses 15 dias de grande celebração das artes cênicas de Sergipe, período em que a capital sergipana irá respirar cultura. Vale a pena lembrar que toda a programação do II FEST é gratuita.

Realização

O festival é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (IACEMA). Tem patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e co-patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta também com o apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, Fundação APeripê, Hotel Del Canto, Banco do Nordeste e Sesc.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais