Festival de Teatro Sergipano terá vasta programação

0

O Festival do Teatro Sergipano, que ocorre entre os dias 15 e 28 de março, em Aracaju, não será composto apenas por espetáculos. Uma vasta programação acadêmica, formada por oficinas de capacitação, debates e residências literárias, também farão parte do evento que já está movimentando a classe cênica do Estado.

Para abrir a programação acadêmica, um debate com a participação do Ministério da Cultura e do presidente da Associação Nordestina de Autores Teatrais, Racine Santos, irá movimentar o Centro de Criatividade. O tema será ‘Direitos Autorais’, e o encontro acontecerá no dia 19 de março.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a programação academica do Festival de Teatro reforça a preocupação da Secult com a qualificação da classe artística sergipana. “Sempre buscamos capacitar os nossos fazedores de cultura, independente da área, e com as artes cênicas não foi diferente. Desde o início da nossa gestão buscamos formar os artistas para que eles pudessem fazer da arte o seu verdadeiro meio de vida, e é exatamente isso que estamos buscando com a programação acadêmica deste festival: capacitar e aprimorar as qualidades dos nossos agentes culturais”, explica a secretária.

As residências literárias, também realizadas no Centro de Criatividade, abordarão grandes autores mundiais, como William Shakespeare, Augusto Boal, Samuel Beckett e Bertolt Brecht, e serão ministrados por grandes dramaturgos brasileiros, como Antônia Pereira Bezerra, Marcos Barbosa e Celso Junior.

Como participar

Para participar das residências, os interessados deverão se dirigir ao Centro de Criatividade até o dia 14 de março, munidos com seus currículos e preencher um formulário. Como serão vagas limitadas, será feita uma seleção para a participação, e os candidatos deverão ter registro profissional. O resultado da triagem será divulgado dia 17 de março.

De acordo com o diretor do Centro de Criatividade, Isaac Galvão, as residências são uma experiência nova para os agentes culturais de Sergipe, e será muito proveitosa para todos que participarem. “Será feito um trabalho teórico para estudar grandes mestres do teatro mundial. Isso é muito importante, pois a partir do momento que os artistas de Sergipe passarem a conhecer mais profundamente esses nomes, irão desenvolver trabalhos importantes. Acredito que nós que fazemos teatro, precisamos ter conhecimento sobre estes autores”, ressaltou.

Demais atividades

A oficina de capacitação, por sua vez, terá uma carga horária de 20h e tratará sobre espontaneidade e desenho no espaço do palco. A ministrante será a atriz e diretora gaúcha, Deborah Finocchiaro, da Cia. Teatral de Solos & Bem Acompanhados. O curso que disponibilizará 20 vagas estará com as inscrições abertas a partir do dia 1º de março, no Teatro Lourival Baptista e assim como nas residências literárias, para participar, o artista deverá ter registro profissional.

“Estes cursos são muito importantes, pois permite que nós artistas estejamos inseridos em um processo inédito de aprendizagem, integrado com grandes profissionais de todo o país. Isso é muito importante para nossos artistas, pois engrandece ainda mais a carreira profissional”, destacou o diretor do teatro Lourival Baptista, Raimundo Venâncio.

Além das residências e oficina, haverá ainda, no dia 20 de março, um encontro entre representantes da Secult, com os agentes das artes cênicas em Sergipe. A reunião que irá ocorrer no Teatro Lourival Baptista, irá debater os resultados do projeto Sergipe em Cena e contará com a presença de grupos e companhias de teatro e dança de Aracaju e do interior.

Confira aqui a programação

Fonte: Divirta-SE

Comentários