Fici: primeiro final de semana levou mais de 2 mil pessoas ao cinema

0
Evento contou com pré-estreia nacional e dublagem ao vivo (Foto: Reinaldo Moura)

O primeiro final de semana da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil, o Fici, reuniu mais de 2 mil crianças, adolescentes e adultos em Aracaju. Nos dias 20 e 21 de outubro, o público vivenciou a sétima arte em quase 30 sessões de filmes, entre elas, a pré-estreia nacional de Tito e os Pássaros e a sessão de dublagem ao vivo.

O Fici teve início na última sexta-feira, 19, mas foi no sábado a abertura oficial do evento, que levou estudantes de escolas públicas e famílias às salas de cinema. A coordenadora da Escola Maria Izabel Carvalho Nabuco D’ávila, localizada no município de Estância (SE), professora Pulquéria Santos, levou os alunos para o Festival. Para a educadora, a arte cinematográfica agrega à formação educacional dos pequenos. “É bem interessante que este festival esteja acontecendo e dê oportunidade a essas crianças, até porque elas não têm acesso ao cinema e a maioria mora no interior. Por isso está sendo muito interessante e elas estão muito felizes. Estou muito feliz com esse projeto”, opinou.

Mesmo morando em Aracaju, o pequeno Wendel de Jesus Santos, 6 anos, aluno da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Irene Romão de Brito, ficou em frente à grande tela pela primeira vez e aprovou a experiência. “Nunca vim ao cinema. Estou achando muito bom vir ao cinema com os meus amigos”, disse.

Antes do Festival, educadores de todos os municípios sergipanos puderam solicitar a participação dos alunos no evento. Por causa da grande procura, algumas instituições não conseguiram ser contempladas, mas a AVBR Produções sorteou 45 vagas de agendamentos não confirmados e deu uma nova oportunidade às instituições. Os beneficiados foram as crianças da Escolinha Projetista Amalac, localizada no bairro Bugio, em Aracaju (SE), que foram levadas ao cinema pela diretora Maria de Fátima. “O Fici está fazendo um grande papel na sociedade, principalmente com a população mais carente, que é o nosso caso, já que trabalhamos com associações de bairro. Ano passado fomos beneficiados e este ano consegui novamente através do sorteio e estou trazendo nossas crianças”, agradeceu.

A oportunidade de acesso foi comemorada pela produtora local do festival, Deyse Rocha. “Ficamos extremamente felizes por conseguirmos alcançar os objetivos do Festival, que é democratizar o acesso à sétima arte. Possibilitar e presenciar a emoção das crianças ao descobrirem o cinema é maravilhoso”, expressou.

Pré-estreia Nacional

O sábado também foi dia de pré-estreia nacional no Fici Aracaju e os pequenos puderam conferir o aguardado longa brasileiro Tito e os Pássaros, dirigido por Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto. O filme foi destaque no festival francês de Annecy, em junho, e venceu o Anima Mundi, em agosto, na categoria Melhor Longa-Metragem Infantil.

“Aos fins de semana, o festival resgata uma ação de extrema importância, que é a do convívio familiar. O Fici traz muitas opções e é um programa para todos”, disse Deyse Rocha.

Dublagem ao Vivo

Enquanto as imagens do filme “Meu Amigo é uma Girafa” rolavam na telona, as vozes dos personagens eram feitas, ao vivo, pelos dubladores Sandra Azevedo e Roney David. A plateia aprovou.

“Eu amei esse filme com os dubladores na sala, assim. Meus amigos são dois gatos, uma tartaruga e quatro peixes. Queria levar eles para a escola também, como o menino do filme”, disse, encantado, o pequeno Antônio, 6 anos, que assistia a um filme com dublagem ao vivo pela primeira vez.

O Festival segue até o próximo domingo, 28, no Cinemark do Shopping Jardins. Todos pagam meia-entrada, no valor de R$ 12. Confira a programação completa em www.fici.com.br.

Apoio

Através da Lei de Incentivo à Cultura, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) é uma realização e produção da Copacabana Filmes e Produções, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio do BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual, Agência Nacional do Cinema e Cinemark, com co-produção local da AVBR produções. O apoio local é da TV e FM Sergipe, Portal G1 Sergipe, Casa Curta-SE, Superlux e Shopping Jardins.

Fonte: ascom AVBR Produções

Comentários