Fim de semana de festa na Maloca

0

Neste sábado, 26, a primeira comunidade quilombola urbana de Sergipe e a segunda do país, a Maloca, composta por 70 famílias, terá duas comemorações: o início dos festejos juninos e a oficialização do reconhecimento da própria comunidade no país pela Fundação Cultural Palmares (FCP) no dia 7 de fevereiro deste ano.

Situada no bairro Cirurgia, em Aracaju, a Maloca passará a integrar um grupo formado por outras 14 comunidades remanescentes de quilombos. Elas já estão sendo ou serão beneficiadas com ações do Programa Brasil Quilombola – promoção do desenvolvimento sócio-econômico e a preservação da identidade cultural de comunidades remanescentes dos antigos quilombos – implementado pelo Governo Federal.

Entre os convidados estão o procurador geral da União, Carlos Sena, a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Andréia Nascimento, e o superintendente do Incra/SE, Luis Carlos Fontinelli.

Na programação festiva, algumas atrações foram agendadas: o projeto musical Afro- Bumbada Crilibé e o Balé Crilibé, ambos composto por integrantes da prórpia comunidade, e a banda Naurêa. Além do barco de fogo, a batucada, e as espadas de fogo do município de Estância. O início será às 19h.

Comentários