Funcaju e NPDOV irão financiar produção de cinco curtas metragens sergipanos

Bete Jaguaribe (MinC), Luciamara Passos (Funcaju), Edvaldo Nogueira e Indira Amaral
O dia de hoje, 21, marca o lançamento do primeiro edital de fomento à produção audiovisual sergipana. Fruto da parceria entre a Funcaju, por meio do Núcleo de Produção Audiovisual Orlando Vieira (NPDOV), e da Fundação Aperipê, o edital contemplará cinco produções com recursos financeiros e exibição. Serão aceitos roteiros de curtas-metragens de até 15 minutos, e para cada produção serão destinados R$15 mil.

O lançamento oficial aconteceu nessa manhã, no prédio da prefeitura municipal, e contou com a presença de realizadores, além das autoridades envolvidas. “Seria até redundante falar da importância desse edital. É um momento histórico pro audiovisual sergipano. Finalmente a cultura está sendo feita da forma correta, através de políticas culturais”, fala Gabriela Caldas, coordenadora pedagógica do NPDOV e realizadora.

Uma das grandes vantagens do edital é que além da produção, prevê também a vinculação dos curtas, através do sistema Aperipê de Comunicação. “Isso vai enriquecer demais o nosso trabalho na Aperipê. Vai mostrar a atividade em Sergipe”, diz a diretora da Aperipê TV, Claudia Edlein. Há o projeto de um programa voltado à produção audiovisual na rede.

A chefe de gabinete da secretaria do Audiovisual, Bete Jaguaribe, estava presente à cerimônia e ressaltou o papel desse edital para Sergipe. “No momento em que Sergipe junta a articulação municipal, estadual, TV Pública e produção independente, ele se coloca na frente da maioria dos estados brasileiros que não tem essa perspectiva” diz Jaguaribe.

Indira Amaral

Indira Amaral, presidente da Fundação Aperipê,  ressaltou que o edital irá dar vazão à produção cultural do estado. “Com isso nós nos colocamos no papel que um veículo de comunicação pública deve ter, de impulsionadores da produção independente local”, concluiu Indira.

O prefeito Edvaldo Nogueira garantiu que a prefeitura, através da Funcaju, continuará fomentando a cultura em diversos aspectos. O prefeito afirmou que haverão editais nos mesmos moldes para as áreas de artes cênicas, artes plásticas e música.

O prazo de inscrição dos projetos vai de 26 de março a 26 de abril, e o edital estará disponível para download no site da Funcaju. Os interessados os interessados devem comparecer ao Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, neste período, levando o projeto técnico, roteiro memorial e os documentos constantes no edital. O material também pode ser enviado pelo Correio, por meio de carta registrada. A seleção será feita por uma comissão composta por cinco membros. O resultado será divulgado no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura Municipal de Aracaju, 30 dias depois de encerradas as inscrições.

 

Veja Indira Amaral falando sobre a relevância do Edital


Enquanto carrega é normal o audio/vídeo aparecer pulando e aos poucos.
Após completar o downloado clique em play para reproduzir corretamente.

 


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais