Funcaju participa do Dia D da Cidadania na capital

0

Evento foi bem recebido por moradores da Coroa do Meio (Fonte: Ascom Funcaju)

A Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) participou, no último sábado, 26, do ‘Dia D da Cidadania', um projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com a empresa Delta Construções. Durante todo o dia, diversas secretarias do município se reuniram na Escola Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, para prestarem diversos serviços à população local.

Representando a Funcaju, as bibliotecas municipais Clodomir Silva e Ivone de Menezes, além da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, ofereceram, entre outras atividades, contações de histórias, oficinas de pintura e de artesanato. Na ocasião, a Fundação também proporcionou às crianças atividades recreativas e de palhaçaria, através do grupo circenses ‘Circolarte' e da ‘Cia Stultifera Navis'.

Segundo Tarcísio Bruno, diretor da Clodomir Silva, o resultado dos serviços prestados pelas bibliotecas não serão vistos imediatamente, mas sim em longo prazo. "O que estamos fazendo aqui é incentivar o prazer pela leitura dos pequenos, para que no futuro eles se tornem adolescentes e adultos mais íntimos da literatura. É algo que estamos fazendo agora e que talvez não vejamos resultados de imediato, mas sabemos que estamos plantando uma semente muito importante para o desenvolvimento dessas crianças", comenta.

Para o coordenador de Artes Visuais da Valdice Teles, Marcelo Gaspar, essa é mais uma oportunidade de levar cultura e entretenimento à sociedade. "Através de projetos de responsabilidade social como este, é possível integrar a arte às pessoas que muitas vezes não têm oportunidade ou condições de conhecê-la. A arte aqui se torna, então, ferramenta para o exercício da cidadania", explica Marcelo.

Parceria

Há pouco mais de dois anos, a empresa pernambucana Delta Construções desenvolve o programa de responsabilidade social ‘Delta Apontando Caminhos', e foi com esse programa que a empresa, que está em Aracaju realizando obras de drenagem e pavimentação, se tornou parceira da PMA na realização do ‘Dia D da Cidadania'.

"Esta é a segunda vez que a Delta Construções tem a oportunidade de desenvolver seu programa de responsabilidade social. Agradecemos à Prefeitura de Aracaju pela parceria, disponibilizando suas secretarias de Saúde, Educação, Cultura, entre outras, para que esse projeto fosse concretizado", comentam Thâmara Lisboa e Renata Oliveira, membros do Núcleo de Responsabilidade Social da empresa.

Satisfação

O ‘Dia D da Cidadania' foi muito bem recebido pelos moradores do bairro Coroa do Meio, que aproveitaram a oportunidade para realizar exames de pressão, glicose e HIV, fazer o cadastro para o Bolsa Família, assistir palestras de saúde bucal e prevenção de endemias, além de conferirem apresentações artísticas e outras atividades que buscam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos aracajuanos.

A dona de casa Maria José dos Santos conta que é a primeira vez que participa de um programa de ação social e que está muita satisfeita. "Fiquei sabendo que hoje teriam exames e oficinas de graça e, por isso, eu vim. Agora, pela manhã, vou fazer exame de pressão e de HIV com o meu marido, Já na parte da tarde, quando as crianças voltarem da escola, eu trago elas para irem à biblioteca e brincarem um pouco", disse Maria José.

Fonte: Ascom Funcaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais