Funcap abre edital para seleção de atrações artísticas no São João

Funcap abre edital para seleção de atrações artísticas no São João (Foto: Governo de Sergipe)

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), lançou nessa quarta-feira, 3 de abril, o edital de chamamento para seleção de atrações nos festejos juninos de 2024. As inscrições estarão abertas de 3 a 18 de abril de 2024, por meio da plataforma Mapa Cultural de Sergipe, na seção ‘Oportunidade para inscrição’ – Edital Festejos Juninos 2024.

Foram disponibilizadas 337 vagas, distribuídas em dez categorias, cada uma com requisitos específicos para artistas e grupos. No caso das quadrilhas juninas, estão previstas 60 apresentações, de acordo com a aprovação dos inscritos, podendo ocorrer mais de uma apresentação por grupo. As categorias abrangem trios pé de serra, artistas, grupos e bandas de forró, repentistas e violeiros, oficineiros da área cênica com conteúdo relacionado aos saberes e fazeres juninos, quadrilhas juninas, grupos folclóricos ou parafolclóricos e cordelistas.

Cada proponente poderá se inscrever em até duas categorias distintas. O processo de seleção será conduzido por uma comissão composta por cinco membros, incluindo representantes da Funcap, do Conselho Estadual de Cultura e da sociedade civil com conhecimento e experiência na cultura junina. A avaliação será baseada no conteúdo e na relevância artística das propostas, bem como no fortalecimento da identidade do forró no cenário junino do estado.

O resultado da seleção será divulgado em até dez dias úteis após o encerramento das inscrições, por meio do site da Funcap, do Diário Oficial do Estado de Sergipe e do Mapa Cultural de Sergipe.

O objetivo do edital é oferecer à população local e aos turistas uma programação abrangente, repleta de referências culturais, populares e históricas relacionadas ao ciclo junino. A programação busca valorizar expressões musicais e artísticas que fortaleçam a identidade junina do estado, proporcionando um ambiente multicultural com representações da capital e do interior sergipano.

“O Governo de Sergipe tem revolucionado o acesso de um número de artistas sergipanos jamais visto em uma programação de políticas públicas voltadas ao segmento junino contribuindo com o fortalecimento da nossa cultura, que tem realizado importantes projetos, lado a lado com o turismo, o que favorece uma cadeia produtiva da economia em maior escala”, afirma a presidente da Funcap, Antônia Amorosa.

Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail dicult.cultura@funcap.se.gov.br. A Funcap, localizada na Rua Vila Cristina, estará disponível para atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Com informações do Governo de Sergipe 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais