Funcap anuncia programação da 14º Primavera dos Museus

0
Funcap vai divulgar vídeos de diversos museus de Sergipe (Foto: divulgação)

A 14ª Primavera dos Museus é uma iniciativa de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Seguindo as orientações das autoridades de saúde na adoção de medidas no enfrentamento ao novo coronavírus, o Ibram permanece com a recomendação em não desenvolver eventos presenciais. Por conta disso, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SIEM), apresenta uma programação especial por meio da Aperipê TV e redes sociais sobre a 14º Primavera dos Museus, no período de 21 a 27 de setembro.

Com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, a Funcap irá divulgar pelos perfis do Instagram Facebook do @funcapse e na emissora pública, vídeos com as ações das seguintes unidades: Museu Histórico de Sergipe, Fundação Projeto Tamar, Museu Afro Brasileiro de Laranjeiras, Museu da Gente Sergipana, Museu Artístico e Histórico de Itabaiana Antônio Nogueira, DARQ-UFS Webnar “Gestão de Tecnologias em Acervos sob a Perspectiva da Arqueologia e Museologia”, Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Museu de Arte Sacra de Laranjeiras, Museu de Arqueologia de Xingó, Casa de Cultura João Ribeiro e Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe.

“A temática deste ano com referência à transformação se baseia no que o mundo atual vivencia com a necessidade de se reinventar, ou seja, mesmo em um ano atípico, eventos importantes como a Primavera dos Museus não deixarão de ocorrer e, para isso, contamos com a tecnologia na produção de conteúdos elaborados por representantes das unidades culturais e científicas do estado. Ao final, será desenvolvido um Seminário Online com o tema Museus na pandemia”, afirma a presidente da Funcap, Conceição Vieira.

Para a coordenadora das Unidades Culturais da Funcap e do SIEM, Célia Carvalho, será uma válida oportunidade de divulgar os espaços, através das plataformas digitais e pela Aperipê TV. “A ação permitirá que mais sergipanos conheçam o trabalho executado nestas unidades”, finaliza.

Programação:

21.09 – Abertura (Apresentação da ORSSE)
Local: Aperipê TV
08h – Recepção com Música – ORSSE
Depoimento da Presidente da FUNCAP, Conceição Vieira

Explanação a respeito do Sistema Estadual de Museus em evidência
Romário Portugal
Thais Vaz
Heyse Souza de Oliveira

Apresentação da ORSSE

Durante os dias 21 a 27 de setembro, serão divulgados conteúdos desenvolvidos nas unidades museais do SIEM pela Aperipê TV e redes sociais da Fundação.

22.09 – Museu Histórico de Sergipe

22.09 – Fundação Projeto Tamar
23.09 – Museu Afro Brasileiro de Laranjeiras
23.09 – Museu da Gente Sergipana
23.09 – Museu Artístico e Histórico de Itabaiana Antônio Nogueira
23.09 – DARQ-UFS Webnar
24.09 – Museu de Arte Sacra de São Cristóvão
25.09 – Museu de Arte Sacra de Laranjeiras
25.09 – Museu de Arqueologia de Xingó
26.09 – Casa de Cultura João Ribeiro
26.09 – Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe
27.09 – Seminário On line:
– Museus na Pandemia –Plataforma: Google Meet

 

Fonte: Funcap

Comentários