Governo prepara grande evento para celebrar o 08 de Julho

Praça São Francisco (Foto: André Moreira/Secul)

O oitavo dia do mês de julho será de dupla comemoração em 2011: além da emancipação política do Estado, os sergipanos vão celebrar a entrega oficial do diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade à praça São Francisco, localizada no município de São Cristóvão. O Governo de Sergipe prepara um evento à altura da representatividade da data que promete realçar o orgulho que pulsa nos corações dos sergipanos.

A secretária Eloísa Galdino destaca a forma como a data passou a ser celebrada a partir da gestão Marcelo Déda. “A emancipação política de Sergipe é o fato mais importante da história do nosso Estado, e desde 2009 que o governador Marcelo Déda tem mobilizado o governo a produzir uma solenidade que marque a data, transformando-a numa verdadeira celebração à sergipanidade. Nesse ano a data ganha uma maior dimensão devido à entrega do diploma de Patrimônio da Humanidade à praça São Francisco, e isso exige esforços de todo o Governo para que a população festeje em grande estilo, celebrando a data, a chancela da praça e os nossos principais símbolos", argumenta a titular da pasta da Cultura.

Na reunião, a secretária Eloísa checou como está o andamento das responsabilidades de cada órgão para este acontecimento e, junto aos demais integrantes da comissão, definiu o roteiro de atividades da festa.

O evento

Coordenada pela Secult, com apoio de demais órgãos do Governo e da Prefeitura de São Cristóvão, a festa acontecerá na tarde de sexta-feira, oito de julho, na praça São Francisco. Representando a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que não poderá comparecer devido a outros compromissos no MinC, o presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, entregará o diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade ao governador Marcelo Déda.

Na oportunidade, Déda também fará a entrega da Ordem do Mérito Aperipê (a mais alta condecoração oferecida pelo Goveno do Estado ) a personalidades que contribuíram para que a praça São Francisco se tornasse o 18º Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil. Uma delas é o próprio presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida.

Além de Almeida, serão homenageados: José Maurício Bustani, embaixador do Brasil na Unesco; Marcelo Brito, assessor de Relações Internacionais do IPHAN; Luis Alberto, subsecretário do patrimônio Histórico e Cultural de Sergipe; e Thiago Fragata, coordenador da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, receberão a homenagem.

Grupos folclóricos, bandas filarmônicas e atrações musicais representarão a diversidade cultural no evento.

Fonte: Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais