Grupo de teatro comemora um ano com espetáculo gratuito

Espetáculo 'Os Marginais' trabalha com a literatura contemporânea brasileira (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

O grupo de teatro ‘A Tua Lona’ comemora dia 18 o primeiro ano de existência. Para a data, os quatro integrantes farão três apresentações gratuitas no Centro de Cultura e Arte (Cultart) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nos dias 17, 18 e 19 deste mês, sempre às 19h. O espetáculo apresentado será ‘Os Marginais’, com o qual eles vêm trabalhando durante todo o ano.

“Foi um ano bastante intenso. Participamos de alguns festivais e um dos nossos textos foi montado por outro grupo do Ceará. Agora é o momento de consolidar o nosso nome e refletir sobre o que queremos para os próximos anos”, diz um dos integrantes, Euler Teles. Além de ‘Os Marginais’ eles já produziram ‘O Vizinho do 203’ e o infantil ‘Pai Perfeito’.

Teles diz que os atores decidiram criar o grupo para criar uma nova linguagem, um novo conceito e experimentar um novo jeito de fazer teatro. Todos os integrantes já faziam parte de outros grupos anteriormente. “O nome ‘Os Sobreviventes’ é a forma como traduzimos a nossa história, porque a gente acabou sobrevivendo nesse um ano, mesmo diante das dificuldades que os artistas passam no Estado”, destaca o ator.

Ainda nesse aspecto, ele diz que as dificuldades de quem faz arte em Sergipe vão além da desvalorização e da falta de apoio dos agentes públicos. “A gente percebe que há uma pseudoprofissionalização do artista, porque você tem que fazer outras coisas para poder viver. Isso acaba, para nós, gerando dificuldades para os ensaios, pois nem sempre os horários se encaixam”, avalia.

O espetáculo

‘Os Marginais’ é uma montagem com até 50 minutos de duração e é dirigido pelo próprio Euler, com produção do ator Cícero Júnior. O espetáculo dialoga com a literatura contemporânea brasileira utilizando textos de Caio Fernando Abreu, Hilda Hist, Sérgio Santana e Lygia Fagundes Teles. “Com ele queremos chamar a atenção para os grupos marginalizados, principalmente negros, mulheres e homossexuais”, define Euler Teles. A peça é uma montagem simples, sem cenário, e conta com a participação de uma atriz convidada, Júlia Caiaara.

O grupo ‘A Tua Lona’ é formado por Euler Teles, Cícero Júnior, Inês Reis e Tâmara Gardênia.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais