Grupos folclóricos de Sergipe estarão no Piauí

0

Grupo Parafusos, da cidade de Lagarto (Foto: Édson Araújo)

De 20 a 26 de junho, três grupos folclóricos de Sergipe representarão o Estado no 35º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí. São eles: o Batalhão de Bacamarteiros do Povoado Aguada em Carmópolis, o grupo Ciranda de Roda e o grupo Parafusos, ambos da cidade de Lagarto.

O evento contará com uma vasta programação que inclui diversas apresentações nacionais e regionais, como o Festival de Toadas de Bumba-Meu Boi, a Mostra Nacional de Quadrilhas, o Seminário ‘Tradições brasileiras’, além da Exposição de Artefatos da Cultura Popular.

De acordo com a assessora cultural para assuntos folclóricos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Maurelina Santos, o critério utilizado para a escolha dos grupos está ligado ao interesse que eles mantêm em exaltar a nossa cultura em outras regiões. “Esta não é a primeira vez que participamos desse festival de grande tradição em nosso país, já que em uma edição anterior levamos o Balé Folclórico de Sergipe”, contou Maurelina.

Segundo ela, a participação dos grupos sergipanos em um dos mais importantes festivais de cultura do Nordeste provocará um intercâmbio cultural, aspecto positivo já que aproxima as diferentes realidades culturais do país.

Expectativas

Entre os grupos selecionados para participar do Encontro está o do Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis. A expectativa dos membros em torno do evento é grande, segundo relata a líder do grupo, Ciléia Oliveira. “É algo novo já que é a primeira vez que vamos ‘para as bandas de lá’. Estamos acostumados a nos apresentar pelo sudeste e agora vamos subir o Brasil”, animou-se.

Segundo Ciléia, o grupo trata-se de uma herança cultural obtida através de seu pai, que hoje está com 75 anos. “Como herdei esse gosto do meu pai, hoje passo para meu filho de 13 anos. Não há ensaios, afinal quem sabe faz ao vivo”, destacou Ciléia, que ainda lembrou que junto com ela viajarão 46 integrantes do grupo para o Festival.

Sobre o Encontro

O I Encontro de Folguedos do Piauí ocorreu em 1974, em Teresina, capital do Estado, transformando-se num evento de tradição dentro do calendário piauiense. Ao longo dos anos, o encontro alcançou o lugar de grande mostra das manifestações culturais do Piauí e do Brasil, reunindo, num mesmo espaço, grupos representativos da cultura popular brasileira e mostrando a diversidade dos gêneros.

Fonte: ASN

Comentários