Guitarrista Saulo Ferreira lança livro no Conservatório de Música

(Foto: Seduc)

O Conservatório de Música de Sergipe receberá na próxima quarta-feira, 11, o guitarrista e compositor sergipano Saulo Ferreira, um dos mais renomados do Brasil, para o lançamento do seu livro Scat Singing para Guitarristas e Violonistas. O evento, que será gratuito e aberto ao público, acontecerá às 15h na Sala Henrique Souza.

O livro é fruto das pesquisas desenvolvidas pelo compositor Saulo Ferreira ao longo de sua trajetória acadêmica e tem como objetivo contribuir para a formação do instrumentista por meio de uma proposta pedagógica ancorada no estudo da percepção musical e em sua correlação com a performance ao instrumento.

Nele são propostos exercícios voltados ao processo de formação de escalas, bem como ao reconhecimento sonoro dos graus que as compõem. A obra apresenta-se como mais uma alternativa didática destinada a professores e alunos comprometidos com a dinâmica de ensino e aprendizagem de música nos mais diversos contextos.

“Estamos retomando os nossos eventos presenciais, e sempre foi uma marca do Conservatório trazer grandes músicos para que possam contribuir com a formação dos nossos alunos. É engrandecedor quando eles têm contato com artistas de relevância internacional. É uma honra recebermos Saulo Ferreira, um dos maiores guitarristas brasileiros da atualidade, sergipano e ex-professor do Conservatório de Música. Ele está lançando esse livro com um método que ele desenvolveu e que vai revolucionar o ensino de guitarra, não só aqui no Brasil, mas também no mundo inteiro”, disse o diretor do CM de Sergipe, Heitor Mendonça.

Saulo Ferreira

Guitarrista, compositor, professor e atuante no cenário musical há mais de vinte anos, Saulo Ferreira é formado em música pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. O músico vem, ao longo dos anos, desenvolvendo um trabalho autoral resultante de múltiplas influências, sobretudo do jazz e das músicas brasileira e africana. Foi professor do Conservatório de Música de Sergipe e da UFS e participou de importantes festivais brasileiros de música.

Como pesquisador, vem desenvolvendo ao longo dos anos propostas metodológicas voltadas ao ensino da improvisação na guitarra e no violão apoiado pela prática do solfejo, a partir da sistematização do estudo do instrumento aliado à percepção musical.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cmse.com.br.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais