História de Aracaju para o público infanto-juvenil

Há três anos atrás o historiador Manoel Luiz Cerqueira Filho se propôs um desafio: escrever um livro que contasse a história de Aracaju, mas de forma lúdica. O projeto começou a tomar forma em meados do ano passado e finalmente neste sábado, dia 2 de abril, “A Viagem do Papagaio Joaquim” será lançado pelo autor. A apresentação do livro ao público será marcada por uma grande festa, na sede do Sesc Comércio, às 17 horas.

 

Durante o tempo que levou para escrever o texto e pesquisar os dados que deveriam constar na obra, o escritor começou a pensar numa maneira de expressar o conteúdo ao público infantil e adolescente. “Quis apresentar a história da cidade de forma divertida, mas educativa. Então pensei em um personagem da espécie animal, que falasse o que deveria ser dito de um jeito mais atraente”, justificou Cerqueira. O resultado foi a criação do Papagaio Joaquim, uma ave simpática e que tem descendência sergipana.

 

“Na história, Joaquim cresce ouvindo falar de Aracaju. Quando ele está apto para voar, resolve visitar a terra dos pais e adentra a cidade pela Orla de Atalaia, passa por alguns pontos importantes da capital e acaba na região marco, que é o alto da Colina do Santo Antônio”, descreve o historiador, que também é coordenador pedagógico do Projeto Mané Preto, uma iniciativa do Grupo de Teatro Imbuaça voltado para formação cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 

Além do texto, o livro conta com ilustrações de André Araújo e fotografias de Jeane Caldas. A apresentação ficou por conta de ninguém menos que a historiadora Terezinha Oliva. E o projeto nem bem saiu da prensa da Editora J. Andrade e já vem despertando interesse. A Secretaria de Educação do Município de Aracaju está analisando o conteúdo e, se aprovado, o livro deverá ser adotado pela rede pública de ensino. Cerqueira também pretende apresentar o trabalho às escolas da rede privada.

 

ANIMAÇÃO E NARRAÇÃO – Para o público em geral, o lançamento é uma boa oportunidade de conhecer o trabalho. Quem comparecer ao Sesc Centro além de folhear o livro e conversar com o autor, vai assistir a uma animação, de cinco minutos, estrelada pelo próprio Papagaio Joaquim. A atriz Diane Veloso vai narrar a história para os presentes. A banda Tem de Tudo, produzida por Tonhão do Imbuaça, vai animar a festa com um cortejo ao som de músicas sergipanas.

 

“Também será distribuído algodão doce e pipoca, além de um buffet com comida típica do nosso Estado”, informa Cerqueira. Para conseguir editar o trabalho e realizar o lançamento, o professor contou com o apoio do Sesc, da Editora J.Andrade, do Grupo Imbuaça e da Milano Eventos e Promoções.

 

O livro, que custa R$ 10,00, estará à venda no local de lançamento e, posteriormente, nas livrarias da cidade. O endereço do Sesc Comércio é: avenida Othoniel Dórea, em frente do Terminal Hidroviário. Mais informações através do e-mail: gimbuaca@infonet.com.br  ou do telefone (0xx79) 9993-3940.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais