“História de Sergipe Contada em Versos”

Lançamento será realizado no dia 31 (Foto: divulgação)

Chiquinho do Além Mar (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O cordelista da nova geração Chiquinho do Além Mar lançará na próxima terça feira, dia 31 de julho, no Museu da gente Sergipana a sua mais nova produção: “História de Sergipe Contada em Versos”. A partir das 19h no café do museu, o autor estará assinando a sua obra e recebendo convidados.

Concepção

A  publicação é  fruto de um trabalho de pesquisa que já dura alguns anos. “Comecei a pesquisar há aproximadamente 10 anos desde a primeira idéia até a publicação de um outro cordel: João Bebe Água o Rebelde de São Cristóvão publicado em 2005”, afirma Chiquinho que de lá para cá já lançou muitos outros cordéis, alguns deles com temáticas históricas.  Em História de Sergipe Contada em Versos, o cordelista  utiliza sua versatilidade para relatar  através de muita rima acontecimentos e fatos históricos de Sergipe nos séculos XVI XVII XIX e XX.

Função social 

Para o poeta o cordel tem uma função social de suprir “a carência do povo de Sergipe em conhecer sua própria história”.  Por conta desse potencial o projeto da publicação inclui doação exemplares às principais bibliotecas e centros de pesquisa de Aracaju, sendo possível utilizar o livreto também em sala de aula.

A identidade visual e as ilustrações do livro são dos artistas plásticos Fábio Sampaio e Cláudia Nên que deram uma bela interpretação para os versos. Outra preocupação do poeta foi a revisão dos dados e da pesquisa que ficou sob responsabilidade do historiador Thiago Fragata.  O projeto teve como principal patrocínio e apoiadores o Instituto Banese, FUNCAJU, SEMED e SEGRASE.

Sobre o autor

Chiquinho do Além Mar é o nome artístico de Francisco Passos dos Santos que desde os dez anos de idade brinca de fazer versos. Chiquinho é professor de inglês, educador social e já ministrou diversas oficinas sobre literatura de cordel. O poeta também é compositor líder da banda Forró de Mala e Cuia que funde que a linguagem do cordel como o forró tradicional. Dentre outras publicações já lançadas estão:

– João Bebe Água o Rebelde de São Cristóvão (2005);
– Cantos e encantos de Aracaju (2005);
– A Invasão Holandesa (2010)
– Mar Vermelho (2007), que virou curta-metragem "U-507'' e está sendo adaptado pela Academia Sergipana de Ballet;
– A Invasão Portuguesa (2008);
-Proteja o Meio Ambiente (2008), vencedor do prêmio de produção de texto nível superior da Olimpíada Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais