“I Mostra de Vídeo com Comentários” faz primeira exibição nesta quinta

0

Cartaz do filme
Nesta quinta-feira, 6, às 19h, será exibido no teatro do Centro de Criatividade, o filme ‘Agonia e Êxtase”, de Carol Reed. Após a exibição, o especialista Eduardo Pina fará comentários sobre a obra.  

Esta será a primeira exibição da “I Mostra de Vídeo com Comentários”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura. A Mostra será realizada todas as quintas-feiras até o dia 27 de setembro sempre às 19h, no Teatro Cândida Ribeiro, localizado 
no Centro de Criatividade.

Ao todo, quatro longas-metragens serão exibidos e comentados. Os próximos serão ‘Modigliane”, ‘Os Amores de Pablo Picasso” e ‘Basquiat”. Os debates serão comandados por Rodrigo Reis Leite e Leonardo Alencar.

Sobre “Agonia e Êxtase”

Charlton Heston e Rex Harrison interpretam duas das personalidades mais marcantes da Renascença neste drama histórico. O filme é baseado no best-seller de Irving Stone ambientado no início do século XVI, quando o Papa Júlio II (Harrison) encomenda a Michelangelo (Heston) a pintura do teto da Capela Sistina.

O artista recusa a princípio, mas forçado por Júlio a fazer o trabalho, ele acaba por destruir sua obra e foge de Roma. Quando recomeça a pintura, o projeto se torna uma batalha de vontades alimentada pelas diferenças artísticas e de temperamento que são o ponto central deste filme.

Indicado ao Oscar de Melhor Fotografia e também citado como um dos melhores filmes do ano pelo National Board of Review, ‘Agonia e Êxtase” é uma fantástica dramatização da luta por trás de uma das maiores obras-primas do mundo. Tanto a história quanto o filme são tocantes e fascinantes.

Participam do filme os atores Charlton Heston, Rex Harrison, Diane Cilento, Harry Andrews, Alberto Lupo, Adolfo Celi, Venantino Venantini, John Stacy, Fausto Tozzi e Maxine Andley. A direção é de Carol Reed e a duração é de 138 minutos.

Comentários