Igreja católica comemora hoje o dia de São José

Igreja comemora dia de São José (Fotos: Arquivo Infonet)

No dia 19 de março é comemorado o dia de São José, esposo de Maria e pai adotivo do menino Jesus. Em todo Brasil a Igreja Católica celebra o dia do santo com missas e procissões. Além da igreja muitas famílias mantêm a tradição de consagrarem os filhos ao santo, através de promessas. Outros alcançam seus objetivos por meio de crendices populares.

Arquidiocese de Aracaju, três paróquias são consagradas a São José. Uma em Aracaju e duas no interior do Estado, Malhador e Pinhão. Além de dezenas de capelas que celebram novenas durante o mês de março. De acordo com pároco da igreja São José em Aracaju, José Bispo, a data é muito importante para igreja, pois todos os fiéis se voltam para venerar o santo: “São José é o patrono da igreja, por isso serão realizadas celebrações e procissões durante o dia. No campo, muitos agricultores celebram a data como forma de pedir chuva para  uma boa colheita durante o ano”, explicou.

Pe. José Bispo 

Além da crença no santo, também existe a chamada ‘religiosidade popular’ passada por gerações.  Essas expressões populares se refletem em simpatias para alcançar um pedido ou mesmo na devoção ao santo por ter alcançado alguma graça. “A igreja não opina sobre a crendice, mas acredita que todo pedido feito com fé seja atendido”, afirma Pe. José Bispo.

Devoção ao santo

Para comemorar o dia do santo a igreja celebra procissões e missas. Por um lado muitos fazem  simpatias para alcançar seu pedido, ou atos de devoção para agradecer a intercessão do santo. Neste dia a crença e a crendice se unem porque ambos têm em comum fiéis fervorosos que veneram o santo, um carpinteiro humilde que dedicou sua vida a família de Nazaré.

 José Sérgio foi consagrado a São José desde nascimento

No interior do Estado, as crianças que nascem com o cordão umbilical em volta do pescoço recebem o nome de José. De acordo com alguns relatos, as mães consagram os filhos com o nome do santo como forma de proteção.

Dona Maria Zenilde, mãe do cinegrafista José Sergio, há 31 anos acende uma fogueira no dia do santo como forma de agradecimento pela vida do filho. “Desde criança minha mãe explicou o porquê do meu nome. No dia do santo ela sempre faz uma oração e acende a fogueira em Propriá”, afirmou José Sérgio que nasceu em julho, mas mesmo assim recebeu o nome do santo.

O professor de Economia, José Ricardo de Santana, nasceu no  dia 19 de março, por isso recebeu o nome do santo. “Gosto muito da escolha do meu nome, principalmente pela história de vida do santo, que fiz questão de conhecer”, afirmou. O nome José significa ‘ o que acrescenta’, conhecido principalmente por sua fidelidade a Maria, o santo possui muitos seguidores pelos bons exemplos dados na relação familiar.

Simpatias

No dia de São José a simpatia mais utilizada é dos nomes em papéis.  A simpatia recomenda que seja escrito em pequenos pedaços de papel todos os nomes de frutas que você  lembrar. Pense em algo que queira muito, mas ache difícil de alcançar. Depois dobre os papéis e coloque em uma vasilha. Faça o pedido a São José e tire um dos papeis, fique um ano sem comer aquela fruta. Se o pedido for justo ele vai acontecer naquele  mesmo ano.  Muitas pessoas fazem essa simpatia para alcançar a graça pedida.

Durante o dia a Igreja São José realizará três celebrações e procissões

São José

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.

Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais